• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Além dos procedimentos rotineiros de escritório contábil, buscamos oferecer sempre mais aos nossos clientes. Por isso temos um repertório de serviços diferenciados, executados por profissionais capacitados.

Notícia

MEI: como alterar o Código Nacional de Atividades Econômicas pela internet

O Código Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) é o que regulamenta e organiza as atividades que podem ser exercidas pelas empresas. Para o Microempreendedor Individual (MEI) são permitidas até 16 diferentes atividade...

O Código Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) é o que regulamenta e organiza as atividades que podem ser exercidas pelas empresas. Para o Microempreendedor Individual (MEI) são permitidas até 16 diferentes atividades, sendo que uma deve ser escolhida como principal e as outras 15 como secundárias.

São muitas possibilidades de atuação e caso o empreendedor tenha mudando a categoria exercida, queira incluir atividades ou mesmo se confundido na hora de escolher, o primeiro passo é conferir se a nova atividade pretendida consta no CNAE do MEI.

A lista completa pode ser conferida aqui e caso seja válida, a alteração poderá ser feita no Portal do Empreendedor gratuitamente e sem prejuízo ao seu negócio. Para facilitar o processo, confira o passo a passo abaixo para trocar seu CNAE sem erros:

1. No Portal do Empreendedor clique em “Já sou MEI”, faça o login e na sequência selecione “Atualização Cadastral” e depois “Solicitar”;

2. Preencha todos os campos com seus dados pessoais conforme solicitado;

3. Insira na sequência os dados com informações do empreendimento;

4. Na opção “Dados para alteração” será possível escolher a ocupação primária e depois até 15 funções secundárias. Nessa opção será possível alterar o nome fantasia se desejar, mas caso queira manter, não precisa fazer nenhuma modificação;

5. Será solicitado então o CEP residencial, título de eleitor e informe se declarou imposto de renda nos últimos anos;

6. Basta selecionar “enviar formulário”;

7. Após a aprovação do processo, basta imprimir o novo certificado de condição de microempreendedor.

O contador também poderá ajudar em caso de dificuldades ou dúvidas durante o procedimento, sendo o principal apoio para a formalização de empresas.