• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Além dos procedimentos rotineiros de escritório contábil, buscamos oferecer sempre mais aos nossos clientes. Por isso temos um repertório de serviços diferenciados, executados por profissionais capacitados.

Notícia

Fisco identifica 16 mil empresas com inconsistências no IRPJ e na CSLL

Contribuinte tem até 13 de dezembro para fazer a autorregularização. Após a data, estará sujeito ao lançamento de ofício

A Receita Federal encontrou inconsistências em Declaração do Imposto Sobre a Renda das Pessoas Jurídicas (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) de mais de 16 mil empresas, que estão sendo notificadas.

Segundo o Fisco, os indícios de inconsistência verificados, apenas para os ano-calendário de 2018, envolve um montante de aproximadamente R$ 2,5 bilhões.

Os problemas nas declarações foram observados após análise de dados e cruzamento de informações prestadas pela própria pessoa jurídica e por terceiros.

As empresas com inconsistência nas declarações receberão avisos de autorregularização por via postal e por meio de mensagem na caixa postal no e-CAC (centro de atendimento virtual) da Receita Federal. Elas terão até 13/12/2021 para acertar as pendências. Após essa data, será realizada nova verificação nas declarações.

Os contribuintes que não se regularizarem estarão sujeitos ao lançamento de ofício.

Informações sobre as pendências e orientações sobre como se regularizar estão disponíveis no endereço eletrônico da Receita Federal, na área de Malha Fiscal.