• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Além dos procedimentos rotineiros de escritório contábil, buscamos oferecer sempre mais aos nossos clientes. Por isso temos um repertório de serviços diferenciados, executados por profissionais capacitados.

Notícia

FAP X ROTATIVIDADE

O percentual, que é atribuído a cada estabelecimento será divulgado em 30 de setembro e as empresas terão um prazo para contestar, caso não concordem com o valor atribuído.

A Portaria Interministerial MTP/ME nº 02, publicada em 21/09/2021, dispõe sobre o resultado do processamento do FAP em 2021, que será utilizado a partir de Janeiro/2022.

O percentual, que é atribuído a cada estabelecimento será divulgado em 30 de setembro e as empresas terão um prazo para contestar, caso não concordem com o valor atribuído.

Mas você sabia que a rotatividade da sua empresa pode alterar esse percentual?

É isso mesmo. A Resolução CNP 1.329/2017, que estabelece a forma de cálculo do FAP, determina que, após o processamento do índice, o estabelecimento cuja taxa média de rotatividade for superior a 75% não terá direito a bonificação do FAP, ou seja, ele não poderá ser inferior a 1,0000. Então se sua empresa, por exemplo, tinha o FAP calculado em 0,5000 mas apresentar rotatividade acima de 75%, ele ficará bloqueado em 1. Sabia dessa?

O motivo apontado na legislação para esse prática é:

A taxa média de rotatividade faz parte do modelo do FAP para evitar que os estabelecimentos que mantêm por mais tempo os seus trabalhadores sejam prejudicados por assumirem toda a acidentalidade.

E como é calculado a rotatividade para o FAP?

Anota aí:

- Taxa de rotatividade anual = mínimo (número de rescisões ocorridas no ano ou número de admissões ocorridas no ano) / número de vínculos no início do ano x 100 (cem)
- Taxa média de rotatividade = média das taxas de rotatividade anuais dos últimos dois anos

Serão consideradas no cálculo apenas as rescisões sem justa causa, por iniciativa do empregador, inclusive rescisão antecipada do contrato a termo; e as rescisões por término do contrato a termo.

Fonte: DOU