• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Além dos procedimentos rotineiros de escritório contábil, buscamos oferecer sempre mais aos nossos clientes. Por isso temos um repertório de serviços diferenciados, executados por profissionais capacitados.

Notícia

Big Data é fundamental para exclusão do ICMS da base do PIS e da Cofins

Recentemente, o Plenário do Supremo Tribunal Federal – STF decidiu, que a exclusão do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços – ICMS da base de cálculo do PIS/Cofins é válida a partir de 15 de março de 2017, data em que foi fixada a tese de repercussão geral – Tema 69, no julgamento do Recurso Extraordinário – RE 574706. Também ficou determinado, na ocasião, que o ICMS que não se inclui na base de cálculo do PIS/Cofins é o que é destacado na nota fiscal.

Recentemente, o Plenário do Supremo Tribunal Federal – STF decidiu, que a exclusão do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços – ICMS da base de cálculo do PIS/Cofins é válida a partir de 15 de março de 2017, data em que foi fixada a tese de repercussão geral – Tema 69, no julgamento do Recurso Extraordinário – RE 574706. Também ficou determinado, na ocasião, que o ICMS que não se inclui na base de cálculo do PIS/Cofins é o que é destacado na nota fiscal.

Diante desta decisão, não são poucos os contribuintes que estão se questionando: quais são os procedimentos para que o uso dos créditos ocorra? Antes de adentrarmos em assuntos de tecnologia, importante destacar que o Parecer SEI 7.698/2021 dispensa a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional – PGFN de contestar e recorrer sobre o tema e permite que a Receita Federal adeque as normas acerca do assunto. Portanto, é plenamente viável a recuperação administrativa, respeitando a data da modulação estabelecida pelo STF. Para as empresas que já possuem ação judicial, é necessário aguardar o trânsito em julgado para iniciar a recuperação dos créditos federais.

Então, para detalhar os cálculos por nota fiscal e garantir que o valor do XML, ou da nota ainda em bloco fiscal (para ações judiciais mais antigas), é o valor declarado – em Demonstrativo de Apuração de Contribuições Sociais – Dacon ou na Escrituração Fiscal Digital do ICMS e IPI – EFD ICMS/IPI e EFD-Contribuições (PIS e Cofins) – e, por fim, comprovar o compliance com os pagamentos realizados pelo contribuinte.

Importância do big data

Neste sentido, a tributarista e CEO da AiTAX Consultoria, Caroline Souza, alerta “mesmo com a recuperação administrativa autorizada ou trânsito em julgado em mãos, a Receita Federal poderá revisar os cálculos, no prazo de cinco anos, e então glosar os créditos indevidamente mapeados, inclusive com penalidades sobre os valores autuados”. Diante desse cenário, o Big Data, a área que estuda como tratar, analisar e obter informações a partir de conjuntos de dados grandes demais para serem analisados por sistemas tradicionais, é a saída para processar grande volume de dados e extrair o necessário para a absoluta segurança na recuperação tributária.

Segundo a especialista, a ferramenta comumente utilizada pelas empresas e escritórios que vislumbram a recuperação dos créditos tributários é o Excel, porém, há um limitador nesta ferramenta: existe apenas 1 milhão de linhas, logo, para Big Players do mercado, é inimaginável a quantidade de arquivos a serem analisados para viabilizar o cruzamento de XML e notas versus acessórias Dacon-Sped versus Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais – DCTF versus recolhimentos. A dificuldade na análise acaba muitas vezes resultando em valores levantados por amostragem. “Não ter um cálculo de 100% da base de dados resulta em insegurança para o empresário, que pode estar recuperando mais do que deveria (em uma amostragem multiplicada por número de meses, por exemplo) e assim estar sujeito a todas as penalidades legais, com multas que chegam até 225% ou, então, recuperar menos do que teria direito, e assim “deixar na mesa” um recurso financeiro que poderia ser investido na própria empresa”.

Por sua vez, Guilherme Mercurio, CTO do Roit Bank, traz o seguinte conceito: “A Inteligência Artificial veio para revolucionar, talvez muito mais do que a própria internet, que impactou nossa vida nos apresentando o mundo digital e a maneira que entramos em contato com a informação, tornando a globalização possível. A IA rompe essa barreira”.

Parece bastante complexo garantir toda essa análise, mas quanto vale a segurança do empresário em um cenário de crise econômica? Fica o lembrete: A Receita Federal dispõe de todas essas tecnologias e com certeza realizará as suas análises a partir delas. Vamos preparar a sua empresa para essa análise?