• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Além dos procedimentos rotineiros de escritório contábil, buscamos oferecer sempre mais aos nossos clientes. Por isso temos um repertório de serviços diferenciados, executados por profissionais capacitados.

Notícia

Deputados podem votar nesta quinta-feira MP que facilita abertura de empresas

Uma das inovações é a emissão automática, sem avaliação humana, de licenças e alvarás de funcionamento

A Câmara dos Deputados realiza sessão para votação de propostas nesta quinta-feira (10), às 10 horas. Entre os ítens na pauta está a Medida Provisória 1040/21, que altera regras do ambiente de negócios.

A MP faz várias mudanças na legislação a fim de eliminar exigências e simplificar a abertura e o funcionamento de empresas, buscando melhorar o chamado “ambiente de negócios”.

Uma das inovações é a emissão automática, sem avaliação humana, de licenças e alvarás de funcionamento para atividades consideradas de risco médio. Enquanto estados, Distrito Federal e municípios não enviarem suas classificações para uma rede integrada valerá a classificação federal.

Segundo a listagem federal, são classificados como de nível médio de risco, por exemplo, atividades como comércio atacadista de vários tipos de alimentos de origem vegetal e animal; hotéis; motéis; transporte de cargas de produtos não sujeitos à vigilância sanitária; educação infantil; ou atividades médicas sem procedimentos invasivos.

Para ter acesso a essa licença, o empresário deverá assinar termo de ciência e responsabilidade legal quanto aos requisitos exigidos para o funcionamento e o exercício das atividades, como cumprimento de normas de segurança sanitária, ambiental e de prevenção contra incêndio.

Retorno às aulas
Outro item da pauta é o Projeto de Lei 2949/20, do deputado Idilvan Alencar (PDT-CE) e outros, que estabelece estratégia para o retorno das aulas presenciais interrompidas pela pandemia de Covid-19. A proposta foi aprovada em maio pela Comissão de Educação da Câmara.

As aulas presenciais foram suspensas devido à necessidade de distanciamento e isolamento social como tática para evitar maior número de contágios em pouco tempo.

De acordo com o substitutivo preliminar da deputada Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO), as diretrizes e ações relacionadas à volta das aulas dependerão de regime de colaboração dos entes da Federação e terão de respeitar as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e das autoridades sanitárias brasileiras.

Cada ente federado (União, estados e municípios) organizará o retorno às aulas em regime de colaboração com a participação dos órgãos responsáveis pela educação, pela saúde e pela assistência social.

Outras propostas
Também podem ser analisados pelos deputados nesta quinta-feira as seguintes propostas:

  • PL 457/21 sobre a utilização de leitos vagos em hospitais militares pela população civil durante a pandemia;
  • PL 1208/21, que cria o programa pró pesquisas Covid-19;
  • PL 1136/19, que institui o Dia Nacional de Conscientização das Doenças Cardiovasculares na Mulher (14/5);
  • PL 3819/20, que determina novos critérios para serviços de transporte rodoviário;
  • PL 1343/21, que autoriza fabricação de vacinas contra o coronavírus nas indústrias de imunizantes veterinários;
  • PLP 191/15, que altera o ISS de monitoramento e rastreamento de veículos de carga;
  • PL 660/20, que reduz tributos federais sobre máscaras e álcool em gel;
  • PL 1360/21, que cria mecanismos para coibir violência doméstica contra crianças e adolescentes (Lei Henry Borel);
  • PL 2522/15, que cria federações de partidos;
  • PL 5625/16, que inclui no PNE o direito à educação aos brasileiros no exterior;
  • PL 984/19, que cria nova categoria de unidade de preservação;
  • PL 2646/20 sobre debêntures para infraestrutura;
  • PL 1540/21, que institui política de bem-estar, saúde e qualidade de vida e valorização aos profissionais da educação.