• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Além dos procedimentos rotineiros de escritório contábil, buscamos oferecer sempre mais aos nossos clientes. Por isso temos um repertório de serviços diferenciados, executados por profissionais capacitados.

Notícia

Norma que flexibiliza garantia de crédito entra em vigor nesta segunda (7)

A nova regra faz parte de uma série de iniciativas para ampliar a competição no sistema financeiro

Após ter sido adiada por três vezes por pressão do setor, a norma que reduz a chamada trava bancária, publicada pelo Banco Central em junho de 2019, começa a valer nesta segunda (7). A nova regra faz parte de uma série de iniciativas para ampliar a competição no sistema financeiro.

Trava bancária, também chamada de alienação fiduciária de recebíveis, é um mecanismo utilizado pelo banco como garantia de crédito para empresas. Um lojista, por exemplo, pode pegar um empréstimo e oferecer os pagamentos que tem a receber por compras de cartão de crédito em datas futuras para assegurar a operação.

Antes, enquanto não quitasse o empréstimo, esses valores a receber, conhecidos no jargão como recebíveis, não poderiam ser utilizados em novos empréstimos, o que gerava a trava.

Com a nova regra, os registros dos recebíveis são centralizados, e o lojista tem liberdade para negociá-los como garantia de crédito em outras instituições que ofereçam condições melhores, não só com a qual ele tem relacionamento.

Agora, a agenda de recebíveis -cronograma de recebimento das compras feitas a prazo- poderá ser utilizada para mais de uma operação de crédito.