• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Além dos procedimentos rotineiros de escritório contábil, buscamos oferecer sempre mais aos nossos clientes. Por isso temos um repertório de serviços diferenciados, executados por profissionais capacitados.

Notícia

Como compensar a multa do IRPF com a restituição em 2021?

O valor da multa por não declarar o imposto é de 1% ao mês sobre o imposto de renda devido, calculado na declaração, mesmo que ele já esteja pago.

O contribuinte que não entregou a declaração do imposto de renda até o dia 31 de maio de 2021 está sujeito à multa do IRPF por atraso. O valor é de 1% ao mês sobre o imposto de renda devido, calculado na declaração, mesmo que ele já esteja pago. Mas como compensar a multa do IRPF com a restituição em 2021?

Os contribuintes que têm direito à restituição e não entregaram a declaração no prazo podem descontar a multa do valor a ser restituído. Segundo a Receita Federal, o valor mínimo que o contribuinte terá de pagar de multa é de R$ 165,74, mas pode chegar até 20% do valor do imposto de renda.

A multa começa a contar a partir do primeiro dia seguinte ao prazo final da entrega, ou seja, a partir do dia 1 de junho e só termina de correr na data do envio da declaração, ou se não for entregue, no dia do lançamento de ofício pela Receita Federal.

Quanto é a multa do atraso no Imposto de Renda?

A multa mínima para quem atrasa a entrega da declaração do imposto de renda equivale a 1% ao mês do imposto devido, com valor mínimo de R$ 165,74 e máximo 20% do imposto devido. Se pagar a multa depois do vencimento, o contribuinte ainda sofre juros proporcionais à taxa Selic.

No entanto é importante diferenciar imposto devido de imposto a pagar. Isso porque esta diferença pode deixar a multa pelo atraso mais alta do que se imagina.

O imposto a pagar é o imposto devido calculado pela Receita Federal menos o valor que já foi pago no ano anterior, aquele descontado da sua folha de pagamento, bem como despesas dedutíveis, ou seja, se você tem direito à restituição, você também fica sujeito a pagar multa por atraso na entrega, já que o cálculo é feito sobre o imposto devido.

Compensar a multa do IRPF com a restituição

A Receita calcula automaticamente o valor do imposto devido mais a multa e assim gera o DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais).

A declaração fica pendente e o contribuinte precisa então acessar o site da Receita Federal e ou o e-CAC, portal virtual de atendimento da Receita, para responder se deseja compensar a multa na restituição ou pagar o valor, para a partir daí a declaração seguir o fluxo e o contribuinte ter, se for o caso, a restituição liberada.

O primeiro passo a fazer é entrar no e-CAC e fazer o login com seu CPF ou CNPJ e código de acesso. Se você não tem o código, basta clicar em: “saiba como gerar o código de acesso”, e logo você será redirecionado para uma página da Receita Federal com as instruções. Nesta página você deve escolher entre “Pessoa Física” ou “Empresas do Simples” e seguir passo a passo conforme as orientações forem aparecendo em sua tela.

Onde eu vejo se recebi uma multa do IRPF por atraso?

Você receberá a notificação de lançamento da multa assim que enviar a declaração em atraso. A notificação e o DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais), uma espécie de boleto, são emitidos junto do recibo de entrega da declaração.

Como pagar a multa pelo atraso na entrega do imposto?

O contribuinte que entregou a declaração em atraso e foi multado tem até 30 dias para pagar a multa sem correr sobre o débito os juros da taxa Selic. Para pagar, basta emitir o DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais) pelo sistema da Receita, ou se a multa já estiver vencida, ou seja, 30 dias após o prazo final da entrega da declaração, o contribuinte também pode emitir a guia consultando a sua situação fiscal pelo site da Receita.

Você pode pagar o DARF via internet banking, através do aplicativo do seu banco ou em caixas eletrônicos, na opção “pagamento de tributos”. O documento pode gerar confusão porque nem todas as DARF’s têm códigos de barras. O boleto não pode ser pago em casas lotéricas nem em correspondentes bancários, mas os principais bancos do País possuem convênio com a Secretaria da Fazenda, como: Caixa Econômica, Banco do Brasil, Santander, Itaú e Sicredi.

O que acontece se eu não pagar a multa do IRPF ?

Quem não pagar a multa e não fizer a declaração do imposto de renda fica com o CPF pendente de regularização. Na prática, o contribuinte não consegue prestar prova de concurso público, renovar ou tirar passaporte, fazer empréstimo e nem obter certidão negativa para venda de imóvel ou até mesmo abrir uma conta em banco.

A Receita dá um prazo de até cinco anos para o contribuinte entregar a declaração atrasada. Este prazo também é dado para quem precisa retificar as declarações, no entanto é preciso usar o programa específico do ano em que se deseja fazer a retificação.