• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Além dos procedimentos rotineiros de escritório contábil, buscamos oferecer sempre mais aos nossos clientes. Por isso temos um repertório de serviços diferenciados, executados por profissionais capacitados.

Notícia

Receita Federal celebra o Dia Nacional do Respeito ao Contribuinte

A data é uma oportunidade de reafirmar nosso compromisso com a sociedade e a importância da contribuição de todos os cidadãos para a vida coletiva.

No dia 25 de maio, é comemorado o “Dia Nacional de Respeito ao Contribuinte”. A data cívica foi criada em 2010, com o objetivo de propor uma reflexão sobre o papel do ‘cidadão contribuinte’ para o funcionamento da sociedade. O cidadão contribuinte é o cidadão participativo da construção social, e, para nós da Receita Federal, é o motivo da nossa própria existência.

Dedicar um dia ao contribuinte é dedicá-lo a cada cidadão responsável pela vida coletiva, tendo em vista que todos pagamos impostos e que são os tributos a principal forma de financiar os bens e serviços comuns. Afinal, é a tributação que viabiliza as políticas públicas, a infraestrutura do país e serviços como educação, saúde e segurança.

Por isso, a data é também um momento de conscientização, para que cada pessoa entenda que é responsável pelo cumprimento das obrigações tributárias em benefício da sociedade e ao mesmo tempo é também destinatária das ações do Estado, que devem melhorar a vida da população. Por isso, ao dever de pagar impostos – um dever de solidariedade -, correspondem diversos direitos de cidadania.

O órgão trabalha diariamente para atingir objetivos desafiadores. No último ano, com a necessidade de distanciamento social e da redução no atendimento presencial, as soluções encontradas por meio do atendimento online foram decisivas e estão sendo melhoradas dia a dia.

A Receita Federal, como instituição de grande importância para o desenvolvimento do país, reconhece o seu papel, e, principalmente, a sua responsabilidade no enorme desafio que presenciamos. São os obstáculos e as conquistas que fazem do dia de hoje uma importante data, na qual garantimos que o trabalho contínuo, com objetivo de superar as dificuldades que o cidadão enfrenta, é um compromisso inadiável da nossa Casa.

Os servidores e colaboradores têm se empenhado em estabelecer uma relação cada vez mais respeitosa e de parceria com os contribuintes, que se traduz em serviços mais céleres e eficientes, no oferecimento crescente de funcionalidades pela internet e na prestação de contas de todas as nossas ações, sempre buscando ouvir e atender as demandas da sociedade.

Além de ser uma instituição dedicada à própria conservação e manutenção do Estado brasileiro, a Receita Federal se destaca pela inovação: fomos, por exemplo, o primeiro país a adotar a entrega da Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física pela internet. Trabalhamos diariamente para aumentar a satisfação dos contribuintes com a instituição, por meio de diversas medidas de digitalização e de desburocratização, além de um cuidado crescente com a comunicação e com ações de cidadania fiscal.
Outro destaque é o Programa de Conformidade Tributária e Aduaneira, que oferece aos contribuintes uma oportunidade de autorregularização antes de uma ação de fiscalização. Assim, cada vez mais, a Receita Federal se empenha no desenvolvimento de iniciativas que reforcem o cumprimento voluntário das obrigações tributárias, com abordagens inovadoras e uma relação de transparência e de parceria com os cidadãos.

Respeitar é isto: estar atento e disponível, reconhecer a importância, tratar com dedicação e responsabilidade. Para nós da Receita Federal, respeitar o cidadão contribuinte é colocá-lo no centro das atividades e das metas da nossa instituição, e assim reafirmamos o compromisso de trabalhar em defesa da sociedade brasileira.

Convidamos os membros dessa sociedade para a qual trabalhamos a participar dos nossos projetos, conhecer melhor nosso trabalho, divulgar nossos serviços e questionar tudo que for necessário para que as dúvidas sejam esclarecidas.

Nossas redes sociais estão trabalhando para melhorar a comunicação com a sociedade. Nosso site está sendo melhorado para facilitar o acesso aos serviços. A transparência continua sendo um dos nossos maiores princípios e a acessibilidade às informações é uma questão urgente que tratamos com seriedade.