• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Além dos procedimentos rotineiros de escritório contábil, buscamos oferecer sempre mais aos nossos clientes. Por isso temos um repertório de serviços diferenciados, executados por profissionais capacitados.

Notícia

Conheça o novo assistente virtual de imposto de renda

O prazo para entrega da declaração de Imposto de Renda Pessoa Física – IRPF está na reta final, sendo o último dia 31 de maio [segunda-feira]. Como as dúvidas e incertezas são muitas, foi desenvolvido, pelo fisco, um novo canal de orientação e aconselhamento para o correto preenchimento e envio da prestação de contas. Trata-se do “Assistente Virtual da Receita Federal”.

O prazo para entrega da declaração de Imposto de Renda Pessoa Física – IRPF está na reta final, sendo o último dia 31 de maio [segunda-feira]. Como as dúvidas e incertezas são muitas, foi desenvolvido, pelo fisco, um novo canal de orientação e aconselhamento para o correto preenchimento e envio da prestação de contas. Trata-se do “Assistente Virtual da Receita Federal”.

A funcionalidade está disponível no aplicativo “Meu Imposto de Renda” para tablets e celulares.

Caso o contribuinte tenha o app instalado, basta atualizá-lo nas lojas virtuais Google Play ou Apple Store. Depois da atualização, basta clicar no ícone e digitar sua dúvida.

O assistente virtual, que também é conhecido como ChatBot, usa uma inteligência artificial para responder diretamente a pergunta. Caso não haja possibilidades, a pessoa será dirigida para o menu de temas. Sendo assim, mesmo que não haja respostas, a ferramenta orientará o rumo certo. Assim, o contribuinte não ficará perdido no mundo de informações disponíveis acerca da extensa legislação do IRPF.

ChatBot

O ChatBot da Receita Federal foi originado para responder questionamentos sobre o preenchimento e entrega da declaração, abrangendo, inclusive, as diferenças do imposto de renda 2021 com o imposto de renda do ano passado.

Em nota, a RFB explica que, “como toda ferramenta de inteligência artificial, o assistente virtual precisa de um tempo para aprender as informações e isso vai acontecer no dia a dia. Algumas questões podem ficar sem uma resposta no início, e quanto mais usuários, mais exatas serão as informações com o tempo”.