• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Além dos procedimentos rotineiros de escritório contábil, buscamos oferecer sempre mais aos nossos clientes. Por isso temos um repertório de serviços diferenciados, executados por profissionais capacitados.

Notícia

Saiba o que é a multa do artigo 477 da CLT e qual o valor

Nas situações em que a empresa não pagar as verbas rescisórias e não fizer a anotação na carteira de trabalho deverá pagar a multa do artigo 477 da CLT.

O trabalhador que é demitido recebe algumas verbas de rescisão que são depositadas pela empresa, o pagamento deve ser feito em até 10 dias após a dispensa. Mas, o que acontece se a empresa não pagar a rescisão no prazo? Nessas situações, o funcionário deve receber a multa do artigo 477 da CLT, a Consolidação das Leis do Trabalho.

Esse artigo indica o que a empresa deve fazer na rescisão do contrato de trabalho de empregados, bem como estabelece uma multa para os empregadores que passarem do prazo de pagamento. Um dos itens é a anotação da demissão na carteira de trabalho, o que é importante para o funcionário conseguir solicitar seu seguro-desemprego e sacar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

O que diz o artigo 477 da CLT?

O capítulo da CLT que coloca regras sobre a rescisão do contrato de trabalho começa com o artigo 477. Esse artigo define que no momento da rescisão, o empregador deve fazer a anotação da carteira de trabalho. Assim como, comunicar a demissão aos órgãos competentes e pagar as verbas rescisórias do funcionário dentro do prazo previsto.

Com a anotação da dispensa na carteira de trabalho, o trabalhador consegue requerer seu benefício do seguro-desemprego, caso se encaixe nos critérios. Poderá também fazer a movimentação da sua conta do FGTS. Esses dois itens fazem parte dos direitos do trabalhador demitido.

A Reforma Trabalhista de 2017 estabeleceu algumas mudanças em relação à rescisão do contrato de trabalho. Uma delas é que a formalização da demissão pode ser feita na empresa, retirando assim a antiga obrigação de ir até o sindicado ou fazer a dispensa junto a um órgão do Ministério do Trabalho.

Ademais, também se definiu que apenas a baixa na carteira de trabalho basta para que o empregado peça seu seguro-desemprego e movimente o seu FGTS. Antes, era preciso apresentar mais documentos.

Qual é a multa do artigo 477 da CLT?

Nas situações em que a empresa não pagar as verbas rescisórias e não fizer a anotação na carteira de trabalho deverá pagar a multa do artigo 477 da CLT. Trata-se então de uma multa por atraso de pagamento das verbas rescisórias. De modo geral, o empregado recebe a multa no valor de seu salário.

Entre as verbas que o trabalhador deve receber em caso de demissão sem justa causa, podemos citar o saldo de salário, férias vencidas e proporcionais, décimo terceiro proporcional e multa de 40% sobre o FGTS. Caso o empregador não faça o pagamento desses direitos, pode receber a multa por esse atraso. Segundo a lei, o pagamento das verbas rescisórias pode ser feito por meio de dinheiro, depósito bancário ou cheque.

Qual o prazo para o pagamento das verbas rescisórias?

Para não ter que arcar com a multa do artigo 477 da CLT, o empregador deve cumprir as obrigações da rescisão em até dez dias, contados a partir do término do contrato de trabalho. Dentro desse prazo, o funcionário deve receber os documentos que comprovem a a comunicação da extinção do contrato aos órgãos competentes e também o pagamento das verbas rescisórias.

Esse período de 10 dias é usado em todas as situações de dispensa do empregado. Sendo assim, é válido para o trabalhador em aviso prévio indenizado e trabalhado. E também para os contratos de trabalho por prazo determinado ou indeterminado. Essa definição veio a partir da Reforma Trabalhista de 2017

Nesse sentido, o documento sobre as verbas de rescisão deve conter informações sobre a forma de pagamento e valor das parcelas devidas.

Qual o valor da multa do artigo 477?

Como dito, o valor da multa do artigo 477 da CLT é igual a um salário do trabalhador. Para esse pagamento é considerado o valor do salário-base do empregado e não a remuneração líquida. Dessa forma, o trabalhador não recebe o valor descrito em seu holerite, mas sim o salário-base que está anotado em sua carteira de trabalho.

Então, basta olhar o valor da remuneração anotado na carteira de trabalho para saber a quantia que receberá de multa em caso de atraso de pagamento das verbas rescisórias.

Quando a multa não deve ser paga?

Além disso, há situações em que a empresa não precisa pagar a multa do artigo 477 da CLT mesmo se passar do prazo de 10 dias. Isso acontece quando o empregado faz uma ação que causa esse atraso. Como é o caso de não comparecer ao trabalho na data prevista para finalizar o contrato.

O pagamento da multa também não precisa ser feito quando a empresa está falida. Desse modo, se o trabalhador é demitido por razão da falência da empresa, não há o pagamento da multa. Já o depósito das verbas rescisórias depende da liberação do juízo da falência. No entanto, se a empresa decretar falência após a demissão de determinados empregados, deverá arcar com as multas deles.