• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Além dos procedimentos rotineiros de escritório contábil, buscamos oferecer sempre mais aos nossos clientes. Por isso temos um repertório de serviços diferenciados, executados por profissionais capacitados.

Notícia

Principais procedimentos para se conhecer na EFD-Reinf

Ela é um dos módulos do SPED

A EFD-Reinf começou a ser implantada em maio de 2018 e segundo o site da SRF (Secretaria da Receita Federal) é a Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais. Ela é um dos módulos do SPED. E em resumo é uma declaração utilizada pelas pessoas jurídicas e físicas, em complemento ao Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial).

A EFD-Reinf foi instituída e regulamentada pela Instrução Normativa da RFB n° 1.701/2017.

A EFD-Reinf é uma escrituração digital que possui por objetivo a entrega de diversos eventos como:

  • Serviços tomados/prestados mediante cessão de mão de obra ou empreitada
  • Recursos recebidos ou repassados por (ou para) associação desportiva
  • Comercialização da produção e apuração da contribuição previdenciária substituída pelas agroindústrias e PJ produtores rurais.
  • Aquisição de produção rural
  • CPRB (Lei 12.546/11)
  • Evento promovido por entidade promotora de evento que envolve associação desportiva
  • Retenções na fonte (IR, CSLL, Cofins, PIS/Pasep) incidentes sobre os pagamentos diversos efetuados por PJ e PF (este evento ainda não está em vigor).

A EFD-Reinf junto com a DCTFWeb substitui o módulo da EFD-Contribuições que apura a Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta (CPRB). A guia da CPRB entregue na DCTF também não precisará mais ser enviada.

A EFD-Reinf junto ao eSocial também extinguirão a DIRF (Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte). Mas a EFD-Reinf levará algum tempo até substituir a DIRF, pois, primeiro é necessário que os eventos de retenções de IR, CSLL, PIS e Cofins comecem a ser entregues. Como a DIRF é uma declaração muito usada pela Receita é provável que mesmo assim sua descontinuação não seja imediata.

Por exemplo, quando a EFD-Contribuições surgiu, ainda tivemos que ficar entregando a Dacon por um tempo, então o esperado é que seja algo semelhante.

A EFD-Reinf junto com a DCTFWeb também substitui a Sefip previdenciária, isso porque os serviços prestados/tomados com retenção de INSS são declarados via EFD-Reinf.

A EFD-Reinf também substitui a GPS (código 2631), quando a contratante que estiver obrigada a entrega da EFD-Reinf e DCTFWeb.

O Fisco por meio da EFD-Reinf terá uma visão detalhada sobre a contratação de serviços e as retenções de impostos.

O calendário de entrega da EFD-Reinf é o seguinte:

  • Empresa com faturamento superior a R$ 78 milhões = 1° de maio de 2018
  • Entidades empresariais com faturamento no ano de 2016 de até R$ 78 milhões e que não sejam optantes do Simples Nacional em 01/07/2018 = 10 de Janeiro de 2019
  • Optantes pelo Simples Nacional que constam nessa situação em 01/07/2018 ou empresas com CNPJ aberto posteriormente = Maio de 2021
  • Órgãos Públicos e Organizações Internacionais, entes públicos – Âmbito Federal = Abril de 2022

O prazo de entrega da EFD-Reinf é até o dia 15 do mês subsequente ao que se refere a escrituração, salvo no caso de entrega dos eventos desportivos. O evento R-3010 deve ser transmitido em até dois dias úteis após a sua realização. Caso a data caia em um dia que não exista expediente bancário, o vencimento deverá ser antecipado.

O contribuinte ao transmitir a EFD-Reinf deve ficar atento a um ponto: a transmissão dos eventos deve seguir uma sequência, que é:

  • Inicial e de tabela: R-1000 (no primeiro envio), R-1070 (sempre que precisar cadastrar um processo administrativo/judicial)
  • Periódicos (R-2010, R-2020, R-2030, R-2040, R-2050, R-2055, R-2060, R-2099) são os eventos das informações mensais da empresa.
  • R-2098 evento de reabertura, R-9000 evento de exclusão.
  • Evento não periódico: R-3010 para empresas que são promotoras de evento desportivo, ele é considerado não periódico, porque só ocorre quando ocorre o espetáculo desportivo.

O contribuinte sempre que tiver dúvidas sobre essa questão deve consultar o Manual de Orientação da EFD-Reinf. Em caso de envio do evento R-1000 caso alguma informação cadastral mudar, será preciso retransmitir o evento com as novas informações, e com a data de validade dessas novas informações.

O R-2099 é o evento de fechamento, ele deve ser entregue depois de transmitidas todas as informações do mês. A partir do momento que este evento for enviado e processado, se houver necessidade de alguma retificação, será preciso enviar o evento R-2098 de reabertura. É possível transmitir esse evento a qualquer momento, ou seja, o R-2098 não tem um prazo, mas sempre que um mês for reaberto, no final ele deve ser novamente fechado via R-2099 para ter validade.

Existe outro ponto importante a ser analisado na EFD-Reinf que é a entrega sem movimento, que ocorre no primeiro mês em que não houve movimento. Isto vai acontecer quando o Evento de Fechamento (R-2099) tiver todos os demais eventos com o indicador de movimentação como “N”. Uma vez enviada uma EFD-Reinf sem movimento ela terá validade até a empresa ter novos movimentos, ou janeiro de cada ano.