• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Além dos procedimentos rotineiros de escritório contábil, buscamos oferecer sempre mais aos nossos clientes. Por isso temos um repertório de serviços diferenciados, executados por profissionais capacitados.

Notícia

Sefaz ficou fora do ar impedindo emissão de nota fiscal eletrônica

Sefaz emite NF-e (Nota Fiscal Eletrônica) e NFC-e (Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica); sistema não funciona em vários estados

O Sefaz, sistema usado por Secretarias de Fazenda para emitir NF-e (Nota Fiscal Eletrônica) e NFC-e (Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica) não estava funcionando em diversos estados nesta terça-feira (17), segundo apurou o Tecnoblog. Usuários relatam que o serviço caiu, dando mensagens de erro timeout. A situação começou a se normalizar desde as 20h30 (horário de Brasília).

Site da Nota Fiscal Eletrônica (Imagem: Reprodução)

Sefaz caiu e exibe erro

A Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul confirma ao Tecnoblog que um sistema do governo estadual ficou mesmo fora do ar. O site da Sefaz/RS também não carregava, dando erro 404. O problema acabou afetando diversos outros estados.

“Houve uma falha na rede de comunicação de dados que afetou serviços na terça-feira, inclusive da emissão de Notas Eletrônicas”, explica a Sefaz/RS em comunicado. “Os sistemas de contingência foram acionados, e os serviços restabelecidos em quatro horas, estando em funcionamento na quarta-feira. A Sefaz/RS e a Procergs (Companhia de Processamento de Dados do Estado do RS) estão trabalhando para viabilizar um ambiente 100% à prova de falhas.”

A NF-e tem um portal de status com a disponibilidade dos serviços. Ele apontava problemas na autorização, consulta de protocolo, consulta de cadastro e outros critérios em quatro sistemas:

  • Sefaz do Rio Grande do Sul;
  • Sefaz de São Paulo;
  • SVRS (Sefaz Virtual do RS), usado para consulta de cadastro no AC, ES, RN, PB e SC; e para demais serviços relacionados ao sistema da NF-e no AC, AL, AP, DF, ES, PA, PB, PI, RJ, RN, RO, RR, SC, SE e TO;
  • SVC-RS (Sefaz Virtual de Contingência Rio Grande do Sul), usado no AM, BA, CE, GO, MA, MS, MT, PE e PR.

Sefaz fica fora do ar em diversos estados (Imagem: Reprodução)

Sefaz estava fora do ar às 17h em diversos estados (Imagem: Reprodução)

Desde as 20h30, o painel da NF-e aponta que todos esses sistemas estão operando de forma normal.

O assunto gerou diversas queixas no Twitter e no DownDetector. Um dos relatos afirma que o sistema caiu ou ficou muito lento, dando erro de time-out. A falha afetou a emissão de NF-e, NFC-e, MDF-e (Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais) e CT-e (Conhecimento de Transporte Eletrônico).

“Sefaz, colabora, eu preciso despachar produto”, pede uma usuária no Twitter. “O Sefaz caiu e por isso não consigo gerar a nota”, reclama outra. “Tentando emitir uma NF faz umas 2 horas e só da erro”, relata uma terceira.

Outro comentário diz o seguinte: “mais de uma hora e meia sem funcionamento em SC, nenhum serviço do SEFAZ; ontem já tivemos problemas com oscilação do serviço, hoje nada, nem um comunicado ou alguma informação”.

A Receita Federal explica ao Tecnoblog que “a emissão de NF-e é com as Secretarias de Fazenda Estaduais (Sefaz)” e garante que “não há nenhuma indisponibilidade em nossos sistemas”.

Queixas sobre o Sefaz se acumulam (Imagem: Reprodução/DownDetector)

Queixas sobre o Sefaz se acumulam (Imagem: Reprodução/DownDetector)

Site da Sefaz/RS indisponível (Imagem: Reprodução)