• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Além dos procedimentos rotineiros de escritório contábil, buscamos oferecer sempre mais aos nossos clientes. Por isso temos um repertório de serviços diferenciados, executados por profissionais capacitados.

Notícia

Norma do Recof e do Recof-Sped é alterada

No dia 6 de novembro, a Receita Federal, por meio da Instrução Normativa nº 1.988 alterou as Instruções Normativas RFB nºs 1.291, de 2012, e 1.612, de 2016,

No dia 6 de novembro, a Receita Federal, por meio da Instrução Normativa nº 1.988 alterou as Instruções Normativas RFB nºs 1.291, de 2012, e 1.612, de 2016, que dispõem, respectivamente, sobre o Regime Aduaneiro Especial de Entreposto Industrial sob Controle Informatizado – Recof e sobre o Regime Aduaneiro Especial de Entreposto Industrial sob Controle Informatizado do Sistema Público de Escrituração Digital – Recof-Sped.

Então, ficou estabelecido que a partir de 1º de dezembro de 2020, os insumos admitidos e os produtos finais produzidos sob o regime do Recof ou do Recof-Sped poderão ser armazenados também em pátio externo ou depósito fechado de terceiro, nos casos em que o beneficiário possua ato da Secretaria de Fazenda, Finanças ou Tributação de Estado ou do Distrito Federal que autorize a utilização do ambiente. Mas, atenção: a ação só é válida desde que sejam controlados por meio do sistema informatizado de controle de entrada, estoque e saída de mercadorias, de registro e apuração de créditos tributários devidos, extintos ou com pagamento suspenso.

No caso do Recof, é necessário que haja integração aos sistemas corporativos da empresa no País, que permita livre e permanente acesso da RFB; e no caso do Recof-Sped, é imprescindível a relação com as mercadorias comercializadas sob amparo do regime.

Importante salientar que até 31 de novembro de 2020, os insumos admitidos e os produtos finais produzidos sob esses regimes, desde que controlados pelo mencionado sistema informatizado, somente podem ser armazenados em: recinto alfandegado de zona secundária ou armazém-geral que reservem área própria para essa finalidade; ou pátio externo ou depósito fechado do próprio beneficiário.