• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Além dos procedimentos rotineiros de escritório contábil, buscamos oferecer sempre mais aos nossos clientes. Por isso temos um repertório de serviços diferenciados, executados por profissionais capacitados.

Notícia

Planejamento Tributário para 2021 deve ser feito agora

Mais um fim de ano se aproxima. Um momento propício para fazer um balanço, avaliar, planejar e traçar metas para 2021.

Mais um fim de ano se aproxima. Um momento propício para fazer um balanço, avaliar, planejar e traçar metas para 2021. É notável que 2020 foi um ano difícil, inúmeras empresas não aguentaram a crise desencadeada pela pandemia do novo coronavírus. Entretanto, também é importante lembrar que novas oportunidades de negócios surgiram em meio ao caos. Por mais atípico que este ano tem sido, especialistas em gestão chamam a atenção dos empresários e destacam a importância do Planejamento Tributário.

“No Brasil, as normas de direito tributário são extremamente complexas. Um exemplo disso é o Imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual, intermunicipal e de comunicação (ICMS), onde cada Estado possui uma legislação específica. Compreender e aplicar as diversas legislações evitam o pagamento indevido de tributos e a aplicação de penalidades pelo descumprimento de normas”, ressalta o advogado e consultor do SESCAP-LDR, Paulo Pimenta, e acrescenta que o planejamento auxilia para que a estruturação do negócio ocorra da melhor forma possível, com vistas à redução dos custos tributários, segundo os termos da lei.

De acordo com o advogado, o planejamento se faz crucial também para as empresas que têm projeto de expansão. É indispensável analisar os impactos fiscais das regiões onde serão instaladas novas plantas ou filiais, uma vez que existem programas especiais de incentivo fiscal e diferenças significativas de alíquotas entre estados e municípios.

Enganam-se aqueles que pensam que Planejamento Tributário deve ser aplicado apenas em grandes empresas. Com ele, as micro e pequenas empresas conseguem administrar melhor o seu caixa e até conseguir uma redução de valores a serem pagos a título de tributos e reverter em favor da empresa, bem como almejar seu crescimento, enriquecimento e competitividade no mercado.

“A ausência de planejamento tributário na maioria dos casos coloca a empresa em posição de desvantagem. Uma vez que ela pode dispor de menos dinheiro diante das pesadas cargas tributárias, bem como ter um custo maior para sua produção, enquanto que a adoção de um bom planejamento favorece a redução de custos, maior lucratividade e preferência dos consumidores diante dos preços reduzidos, ganhando maior espaço no competitivo mercado de consumo”, ressalta Pimenta.

Para obter um bom planejamento tributário, com menos riscos, é importante procurar o auxílio de advogados tributaristas e contadores. O trabalho em conjunto é extremamente relevante para alinhar as particularidades da empresa ao melhor regime tributário. “Em janeiro, o empresário tem que escolher qual o regime tributário se encaixa melhor a sua empresa. E, antecipadamente a esta escolha, deve haver um estudo e análise que darão respaldo a decisão. Por isso, esse levantamento de dados e o planejamento precisam ser iniciados agora. Além disso, devemos ter cuidado redobrado, pois estamos próximos da aprovação de uma Reforma Tributária que pode trazer impactos significativos para as empresas”, orienta o empresário contábil e presidente do SESCAP-LDR, Marcelo Odetto Esquiante.