• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Além dos procedimentos rotineiros de escritório contábil, buscamos oferecer sempre mais aos nossos clientes. Por isso temos um repertório de serviços diferenciados, executados por profissionais capacitados.

Notícia

Decisão sobre extensão do seguro-desemprego é adiada

Reunião que decidirá proposta de parcelas extras do benefício foi remarcada para o dia 4 de novembro

A extensão do seguro-desemprego só deverá ser decidida na próxima quarta-feira (04/11). A reunião do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) marcada para esta sexta-feira (30/10) foi adiada em razão da mudança do ponto facultativo para servidores públicos, do Dia do Servidor. O órgão é o responsável por decidir sobre proposta de extensão de parcelas do seguro-desemprego.

O conselho deve votar na próxima semana a proposta encaminhada pelo Ministério da Economia que prevê extensão de mais duas parcelas do seguro-desemprego para trabalhadores que foram demitidos sem justa causa entre os dias 20 de março e 31 de julho deste ano. Se aprovada, o governo deverá elaborar uma Medida Provisória e encaminhar ao Congresso Nacional para a abertura de um crédito extraordinário no orçamento, com liberação de recursos para o pagamento das parcelas extras.

A proposta foi apresentada ao Codefat no dia 23 de outubro. Porém, o projeto é estudado pelo conselho desde julho. Essa é uma ação governamental criada em razão da crise econômica causada pela pandemia de covid-19. Estima-se que a extensão do seguro desemprego irá alcançar mais de 200 mil pessoas.

Impacto orçamentário

Representantes do governo se manifestaram contra a ação, pois afirmam que a prorrogação do pagamento do seguro-desemprego pode gerar impactos orçamentários em 2021, em um contexto onde o furo do teto de gastos é uma possibilidade levantada de tempos em tempos até pelo presidente Jair Bolsonaro.

Mesmo com as falas contrárias do ministro Paulo Guedes, o fato é que o auxílio emergencial e os gastos com a contenção da pandemia geraram um rombo fiscal que podem, de acordo com especialistas, levar o país a um patamar econômico parecido ao período pré-plano real, com inflação galopante e estagnação.

Para ser aprovada, a medida de extensão do seguro-desemprego precisa de no mínimo dez votos favoráveis no Codefat. No total, são 18 cadeiras no conselho distribuídas entre representantes do trabalhadores (6), representantes patronais (6) e conselheiros indicados pelo governo (6).