• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Além dos procedimentos rotineiros de escritório contábil, buscamos oferecer sempre mais aos nossos clientes. Por isso temos um repertório de serviços diferenciados, executados por profissionais capacitados.

Notícia

Governo confirma que Pronampe será estendido

Programa terá taxa de juros mais elevada, mas governo garante que não chegará a dois dígitos

O governo federal confirmou que o Pronampe se tornará um programa permanente de auxílio às micros e pequenas empresas. A informação havia sido antecipada por Guilherme Afif Domingos, secretário especial do ministério da Economia, no início do mês.

Para continuar ativo o Pronampe passará por mudanças. A taxa de alavancagem será de quatro vezes e a perda a ser coberta pelo governo será de 25%, em lugar dos 85% da carteira praticados atualmente.

A taxa de juros também deve ser mais elevada, segundo o secretário de Produtividade, Emprego e Competitividade, Carlos Da Costa. Ainda que maior, a taxa não deve ser superior a um dígito, garante Costa. Atualmente ela replica a Selic mais 1,25% ao ano.

Até agora, o programa permitiu a realização de mais de 460 mil operações de crédito, somando um volume superior a R$ 32 bilhões em empréstimos para 430 mil micros e pequenas empresas em todo o país.

Para dar continuidade ao Pronampe, a expectativa é a de que o governo libere mais R$ 12 bilhões para o fundo garantidor do programa ainda este ano.