• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Além dos procedimentos rotineiros de escritório contábil, buscamos oferecer sempre mais aos nossos clientes. Por isso temos um repertório de serviços diferenciados, executados por profissionais capacitados.

Notícia

Covid-19: como solicitar auxílio-doença durante a pandemia?

O objetivo da medida é proteger a população durante o período de enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente da pandemia do novo coronavírus.

Os postos de atendimento aos segurados do Instituto Nacional do Seguro Social – INSS permanecerão fechados ao público até o dia 19 de junho, conforme determina uma Portaria publicada no Diário Oficial da União de 22 de maio. O objetivo da medida é proteger a população durante o período de enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente da pandemia do novo coronavírus.

Os segurados que recebem auxílio-doença concedido por perícia médica presencial e desejam prorrogar o benefício devem fazer um novo pedido pelo Meu INSS ou pelo telefone 135. Para essas pessoas, não há necessidade de enviar atestado médico. Ou seja: quem já passou por perícia não precisa apresentar nenhum atestado, basta solicitar a prorrogação normalmente.

Perícias

Mas, quem precisa requerer o auxílio-doença agora, não pode contar com as perícias médicas. Então, para que a pessoa não fique “ao Deus dará” há uma ferramenta que permite o envio de atestado médico pelo Meu INSS. Com isso, os segurados que dão entrada na solicitação de auxílio-doença têm o documento analisado, e podem receber um adiantamento do benefício, por até três meses, no valor de um salário mínimo (R$ 1.045).

Como acessar

Para acessar o Meu INSS, basta entrar no site meu.inss.gov.br.

A pessoa terá que responder algumas perguntas sobre dados pessoais, trabalhistas e previdenciários. Após, será dado uma senha inicial, a qual deve ser anotada, para posterior registro de uma senha definitiva [contendo, pelo menos, nove caracteres com uma letra maiúscula, uma letra minúscula e um número].

Após ser cadastrado, o segurado deve clicar em “Entrar”. Uma tela do portal gov.br se abrirá para que ele informe o seu CPF e a senha. Depois, basta que ele clique no campo “Agenda perícia”, onde ser abrirá uma segunda tela.

Nessa tela, ele escolherá a opção “Perícia de prorrogação” e apertará “Selecionar”, mesmo que o exame não venha a ser realizado. Em seguida, deverá confirmar dados.