• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Além dos procedimentos rotineiros de escritório contábil, buscamos oferecer sempre mais aos nossos clientes. Por isso temos um repertório de serviços diferenciados, executados por profissionais capacitados.

Notícia

Empresas contábeis diversificam serviços oferecidos para PMEs

A transformação digital permite que contadores criem novos produtos que ajudam empreendedores nos desafios do dia a dia

Há uma revolução em curso na relação entre empreendedores e seus contadores. Com o crescimento da digitalização, as PMEs já podem ter o apoio dos seus contadores de novas maneiras que vão além da contabilidade tradicional, geralmente centralizada no cumprimento das obrigações fiscais. No entanto, isso ainda não é uma realidade no mercado brasileiro. Segundo dados do Sebrae, 70% dos pequenos e médios negócios brasileiros contratam apenas serviços básicos de seus contadores. Mas existe uma grande oportunidade: 61% dessas empresas estão dispostas a pagar mais por serviços de consultoria.

Davi Viana, head de vendas da Intuit QuickBooks, multinacional americana que desenvolve o sistema de gestão financeira QuickBooks Online, explica que, “por muito tempo, os contadores eram vistos exclusivamente como responsáveis pela entrega de obrigações acessórias impostas pelos órgãos governamentais. Mas a concorrência fez com que esses profissionais buscassem novos serviços para oferecer aos seus clientes e, consequentemente, agregar-lhes mais valor”.

Veja um exemplo dessas oportunidades e do abismo entre a oferta e a demanda: ainda de acordo com o Sebrae, 67% das PMEs gostariam de apoio para desenvolver um plano de negócios, mas apenas 22% dos contadores já oferecem esse tipo de serviço. A tendência é que o cenário mude. Muitas empresas contábeis já enxergaram os benefícios dessa transformação digital e têm se transformado em verdadeiros “centros de serviços” para as PMEs. Atualmente, entre os novos produtos estão atividades que vão desde a terceirização das rotinas financeiras das PMEs até o apoio em iniciativas de marketing, vendas, assessoria jurídica e recuperação de tributos.

“A oportunidade é mútua. Con­­tadores ganham com a possibilidade de vender novos produtos e aumentar suas receitas. Empreendedores, por sua vez, se sentem mais confortáveis em contar com o apoio de um especialista que conhece profundamente seu negócio”, explica Viana. “A Intuit é uma protagonista global no movimento que tem acelerado a transformação digital das empresas – aqui no Brasil estamos prontos a apoiar empreendedores e contadores para que cresçam cada vez mais e aumentem a prosperidade de suas empresas”, finaliza.