• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Além dos procedimentos rotineiros de escritório contábil, buscamos oferecer sempre mais aos nossos clientes. Por isso temos um repertório de serviços diferenciados, executados por profissionais capacitados.

Notícia

Empreendedorismo é um dos catalisadores do crescimento econômico do Brasil

Pequenos negócios são responsáveis por 70% das novas vagas de trabalho criadas em 2021 e 30% do PIB brasileiro.

Pequenos negócios são responsáveis por 70% das novas vagas de trabalho criadas em 2021 e 30% do PIB brasileiro.

Setor de comunicação empresarial se destaca na crise. Previsão para 2022 é um “oceano azul” de oportunidades no marketing digital.

Rio de Janeiro, 27 de dezembro de 2021 – O empreendedor é aquele que reúne a capacidade de produção, de gestão e de assumir o risco de um novo negócio. Pode ser aquele que faz bolos sob encomenda, que tem uma pequena loja de roupas ou está à frente de uma startup. De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), hoje são mais de 20 milhões de empreendedores no Brasil, o que representa 99% das empresas no país.

Esse é o caso da Saving, agência de marketing 360°, que cresceu a despeito da pandemia da Covid-19 e espera fechar o ano com alta de 50% no seu faturamento em relação ao último ano. De acordo com Caio Velloso, CEO da Saving, que conta com 20 colaboradores, o cenário de retomada em 2022 e as tendências de crescimento do mercado digital abrem novas perspectivas para o crescimento da agência no mercado de comunicação empresarial. Nesse momento, a empresa já avaliada em R$ 10 milhões está num processo de M&A, captando investimentos no mercado com o intuito de expandir ainda mais as operações.

“A pandemia mudou não só a forma de consumo, mas também a forma de trabalho, acelerou a digitalização de empresas, além de transformar a maneira como os eventos acontecem. Tudo isso abriu mais espaço para a inovação das marcas, acesso a talentos além das fronteiras geográficas e, claro, o ambiente digital se tornou um território ainda mais acessado por todos. Diante disso, a comunicação digital ganhou um lugar ainda mais estratégico nas empresas, sejam elas de pequeno ou grande porte, e nós estamos surfando nessa onda”, afirmou Velloso.

Os pequenos negócios são responsáveis por mais de 70% das novas vagas de trabalho criadas em 2021 e por quase 30% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. Não à toa, a taxa de empreendedorismo potencial, aquela formada por cidadãos que não têm um negócio, mas estão dispostos a abrir uma empresa em até três anos, registrou alta de 75%, passando de 30%, em 2019, para 53%, em 2020, em plena pandemia de coronavírus.

Com isso, o número de novos empreendimentos abertos já é o maior desde 2018. Nesse período, o crescimento foi de 30%. Somente este ano, 3,8 milhões de empresas com esse perfil surgiram, segundo dados do governo federal. É com essa força do empreendedorismo que o país conta para uma recuperação econômica em 2022. No entanto, o desafio é grande. Pois o segmento tem suas fragilidades. É o primeiro a sofrer o impacto negativo da alta da inflação, das taxas de juros e dos preços dos combustíveis e da energia.

“Sabendo dos desafios de se empreender no Brasil e de criar raízes no mercado corporativo, disputando com grandes agências, nosso foco é criar conteúdos que atinjam o centro emocional das pessoas e investir na experiência do nosso cliente. E hoje, isso significa muito mais do que simplesmente cumprir um briefing. Criamos, coordenamos e executamos projetos de conteúdo criativo, gestão reputacional, monitoramento de marcas, construção de assets para os desafios de cada negócio”, completou Caio Velloso, 33, fundador e CEO da Saving.

De cada 10 empresas abertas no Brasil, metade fecha as portas antes mesmo de completar cinco anos. Então, é preciso suporte do governo federal e do Legislativo para o setor sobreviver. Há três pontos a serem seguidos para a retomada da economia pelas pequenas e micro empresas. São eles: a desburocratização, a desoneração tributária e o crédito de fomento.

Esse mês, no dia 14 de dezembro, foi celebrado 15 anos do Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte. A lei foi importante ferramenta de estímulo ao setor. Permitiu a criação do Simples Nacional, sistema de tributação que desburocratiza e reduz a carga tributária, e do Microempreendedor Individual (MEI), considerado o maior programa de formalização e inclusão previdenciária do mundo.

O segmento termina o ano com certo alívio depois da aprovação da Lei Complementar 46/21, que institui o Programa de Reescalonamento do Pagamento de Débitos no Âmbito do Simples Nacional (RELP), pela Câmara dos Deputados. Agora, a expectativa é que esse fôlego financeiro ajude as empresas a resistir à crise.

Perfil do empreendedor

Empreendedorismo está ligado a inovação e criatividade. As características de um empreendedor são: perseverança; coragem para correr riscos (na medida certa); capacidade de planejamento; eficiência e qualidade; liderança e boa rede de contatos. Mas a principal é ter jogo de cintura para lidar com as adversidades.

“Respiro inovação em todos os processos na Saving, do briefing a criação. Ao meu ver, o cenário para o próximo ano no setor de comunicação é de demanda reprimida, tendo em vista que muitas empresas não utilizaram seu orçamento de comunicação para investir em 2022. Entendo que o mercado de digital associado a comunicação institucional é um oceano azul. Um mercado em total ascensão e com muitas oportunidades de negócios”, concluiu Caio Velloso, cinco anos à frente da Saving.