• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Além dos procedimentos rotineiros de escritório contábil, buscamos oferecer sempre mais aos nossos clientes. Por isso temos um repertório de serviços diferenciados, executados por profissionais capacitados.

Notícia

Novo Marco de Garantias: governo federal lança projeto com medidas de estímulo ao crédito

O projeto elaborado pelo Executivo muda regras para obtenção de empréstimos e será encaminhado para o Congresso Nacional

Nesta quinta-feira (25), o governo federal lançou o Novo Marco de Garantias, iniciativa desenvolvida para estimular o acesso ao crédito pela população a partir da mudança do sistema de garantias para a obtenção de empréstimos.

O projeto foi assinado pelo presidente Jair Bolsonaro e será encaminhado para o Congresso Nacional.

A ideia do projeto é reduzir as taxas de juros cobradas atualmente em financiamentos, com novos marcos legais para melhorar as operações de crédito. Segundo apuração da CNN, será criada a figura da Instituição Gestora de Garantias (IGG), um marco legal para que o próprio setor financeiro se organize e monte as gestoras.

Segundo o governo, o projeto estabelece que as instituições “serão pessoas jurídicas de direito privado responsáveis pela constituição, utilização, gestão e pelo compartilhamento de garantias nas operações de crédito pactuadas entre o devedor e as instituições financeiras”.

O funcionamento delas será regulamentado pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), com supervisão do Banco Central.

Garantias

A falta de garantias é apontada como um dos maiores entraves do mercado de crédito no Brasil, já que encarece os financiamentos e inviabiliza projetos de longo prazo.

Durante o evento, foi informado que o projeto permitirá que apenas a parte de um bem correspondente ao valor do empréstimo que não foi paga ficará bloqueada. O restante desse bem ficará livre, e poderá ser usado para novas operações de crédito.

O secretário de Política Econômica do governo, Adolfo Sachsida, afirmou no evento que “o novo mercado de garantias torna o crédito mais barato para todos os empresários brasileiros, principalmente para os pequenos”.

Segundo ele, caso o projeto seja aprovado pelo Congresso, as consequências principais seriam um barateamento dos juros e um aumento na renda e emprego para a população.

“Tem um volume de ativo [imobiliário] fixo na mão das pessoas e que não é usado para alavancar crédito, para gerar recursos. É um instrumento que pode ser usado e que gera crédito, gera dinheiro na economia sem contrapartida fiscal. É muito importante avançar nesse sentido”, disse o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, no evento.

O projeto também prevê uma atualização nas regras de cobrança de hipoteca. As execuções extrajudiciais de créditos garantidos por elas poderão ocorrer independentemente da previsão contratual, e será possível executar a garantia imobiliária em caso de concurso de credores.