• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Além dos procedimentos rotineiros de escritório contábil, buscamos oferecer sempre mais aos nossos clientes. Por isso temos um repertório de serviços diferenciados, executados por profissionais capacitados.

Notícia

Mais da metade dos pequenos negócios aposta na Black Friday

A informação consta de levantamento da Boa Vista. Apesar do otimismo, 76% das micro e pequenas empresas não farão contratações para o período

Levantamento realizado pela Boa Vista mostra que 54% dos pequenos e médios empresários estão otimistas com as perspectivas de vendas durante a Black Friday, e esperam aumento do faturamento no período. No ano passado, a pesquisa havia registrado esse otimismo em 39% da amostra.

Embora as micro e pequenas empresas estejam mais confiantes este ano, o levantamento revela que elas têm enfrentado desafios como estoques baixos e falta de capital de giro: 62% dos entrevistados trabalharão com estoques ainda disponíveis, sem reposição, e outros 76% não farão contratações para o período.

Essas dificuldades, segundo a Boa Vista, se dão pela falta de capital de giro. Para driblar esses problemas e atrair o consumidor, a pesquisa mostra que um em cada quatro empresários vão optar por conceder desconto na data, enquanto um em cada cinco pretende criar promoções e estimular vendas nas redes sociais.

VENDAS ON-LINE

O levantamento detectou também um aumento significativo na quantidade de empresas que passaram a fazer negócios on-line nos últimos dois anos.

Cerca de 64% das micro e pequenas empresas estão apostando nas vendas pela internet, enquanto em 2019, menos da metade, 46%, faziam vendas digitais. “Esse aumento do uso do e-commerce foi impulsionado pela pandemia, quando as empresas passaram a investir na digitalização dos seus negócios para se adaptar às restrições sanitárias”, explica Flávio Calife, economista da Boa Vista.

Em contraste com a aposta nos meios digitais, mais da metade (60%) destas companhias não possui site próprio.

Para superar essa dificuldade, as alternativas passam por contar com o ambiente digital de fornecedores e parceiros, realizar campanhas por e-mail e buscar apoio em marketplaces.

As redes sociais passaram a ser a plataforma de vendas preferidas de 69% dos pequenos negócios.

CONCESSÃO DE CRÉDITO

Pela pesquisa da Boa Vista, 60% das micro e pequenas empresas afirmam estarem aptas a conceder crédito. No

entanto, há algumas barreiras, entre elas, a necessidade de ampliar a atuação no mercado, apontada por 21% dos entrevistados, e a redução da inadimplência para gerar fluxo de caixa, listada por 16%.

Em contrapartida, 40% das empresas aptas a conceder crédito declaram que precisam de apoio para esse tipo de operação, ou seja, ferramentas para a analisar e conceder a melhor oferta.

Para 23% delas, a conquista de novos clientes poderia dar mais fôlego ao negócio. Já 20% consideram que a obtenção de crédito para o negócio seria a melhor alternativa para alavancar as vendas.