• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Além dos procedimentos rotineiros de escritório contábil, buscamos oferecer sempre mais aos nossos clientes. Por isso temos um repertório de serviços diferenciados, executados por profissionais capacitados.

Notícia

Selic: analistas projetam alta de 1,5, 2 e até 3 pontos; o que esperar da economia?

Nesta semana, os olhos do mercado se voltam para o Comitê de Política Monetária (Copom), que realiza a penúltima reunião anual para definir a Selic, taxa básica de juros da economia.

Nesta semana, os olhos do mercado se voltam para o Comitê de Política Monetária (Copom), que realiza a penúltima reunião anual para definir a Selic, taxa básica de juros da economia. Com a alta progressiva dos últimos meses, a expectativa é de mais uma elevação na taxa devido ao cenário econômico atual. No último boletim Focus, do Banco Central (BC), a previsão da Selic é de 8,75%.

Entretanto, analistas não descartam uma alta ainda maior. Ulisses Ruiz de Gamboa, professor do Centro Mackenzie de Liberdade Econômica (CMLE) da Universidade Presbiteriana Mackenzie, sugere que o ano deve terminar com uma taxa entre 9% e 9,25%. Isso representa uma elevação de até dois pontos percentuais comparados com a taxa atual.

Já o professor do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) da Mackenzie, Marcos Antonio de Andrade, projeta a taxa para 8,25% ao final deste ano.

Segundo Ulisses Ruiz, essa alta na previsão se deve à instabilidade política e ao furo do teto de gastos para o Auxílio Brasil. “Essa instabilidade está provocando uma disparada do dólar, está acelerando a inflação e essa aceleração vai ser combatida pelo Banco Central com o aumento da taxa básica”, explica.

IPCA-15: Prévia da inflação influencia novas projeções

Com o cenário de risco fiscal e a prévia da inflação oficial do país, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), que acelerou para 1,20% em outubro, analistas consultados pelo O Globo acreditam que o Banco Central acelere o aumento da Selic na decisão desta quarta-feira. Há previsões de 1,5, 2 e até 3 pontos percentuais, como é o caso da Genial Investimentos.

Com juros mais altos, a atividade econômica é afetada negativamente. O Focus mostra uma expectativa de crescimento abaixo de 5% para este ano, em 4,97%. Para 2022, a projeção é de 1,4%. Na semana anterior, esse valor chegou a 1,5%.

O Itaú foi uma das instituições financeiras que rebaixaram suas projeções para a economia brasileira. A companhia passou a prever uma recessão e aumento do desemprego em 2022, com queda de 0,5% no Produto Interno Bruto (PIB).