• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Além dos procedimentos rotineiros de escritório contábil, buscamos oferecer sempre mais aos nossos clientes. Por isso temos um repertório de serviços diferenciados, executados por profissionais capacitados.

Notícia

Juro do cartão de crédito vai a 339,5%: como sair de vez da dívida?

Os juros estão cada vez mais altos no país e o cartão de crédito não ficou de fora deste aumento.

Os juros estão cada vez mais altos no país e o cartão de crédito não ficou de fora deste aumento. Em setembro, o rotativo do cartão de crédito atingiu o maior patamar desde agosto de 2017, com uma taxa de 339,5% ao ano. Na sequência aparece o parcelamento da fatura com 168,7% ao ano e o cheque especial com 128,6. Com isso, muitos brasileiros se perguntam como sair das dívidas. Confira dicas especais de especialistas se este é o seu caso.

Saiba exatamente quanto está devendo

É importante saber primeiramente quanto está devendo. Contate a administradora do cartão para pedir o CET (Custo Efetivo Total). Somente com isso, você saberá exatamente o quanto deve. O Procon-RJ explica que isto é um direto de todos os consumidores.

O economista e professor do Ibmec Gilberto Braga, instrui as pessoas a somarem todas as dívidas para descobrir o quanto seria necessário para quitar a dívida à vista. Esta dica é válida, especialmente para quem tem mais de um cartão, que pode ser de crédito ou de débito.

Confira suas finanças a fundo

Após saber o tamanho de sua dívida com o cartão de crédito, o momento agora é o de descobrir quanto é possível reservar todos os meses para pagar essa dívida. Faça uma planilha no computador ou em um caderno para ter uma visão geral de suas finanças. É importante ter o controle de tudo que se ganha, os gastos fixos e os eventuais.

Revise seus gastos

Será que posso cortar essa despesa? Esta é uma pergunta que deve ser feita neste momento. Observe suas finanças e provavelmente você vai encontrar gastos que podem ser evitados, te ajudando a economizar.

Nesta revisão você também terá a noção de quando suas finanças saíram do controle. Entender esta origem te ajuda a evitar o mesmo problema novamente.

Negocie a dívida

Após estes primeiros passos, é importante entrar em contato com o cartão e tentar uma negociação especial com a administradora. Uma dica primordial é aceitar a proposta se ela realmente estiver dentro das possibilidades do consumidor. Caso contrário, o consumidor pode se atrapalhar novamente.