• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Além dos procedimentos rotineiros de escritório contábil, buscamos oferecer sempre mais aos nossos clientes. Por isso temos um repertório de serviços diferenciados, executados por profissionais capacitados.

Notícia

Comércio eletrônico deve experimentar crescimento até o final do ano

A economia brasileira acelerou a digitalização durante a pandemia e, mesmo em um momento difícil para o país, o comércio eletrônico encontrou crescimento...

Datas como Black Friday e Natal tendem a impulsionar compras on-line. E-commerce precisa estar preparado

A economia brasileira acelerou a digitalização durante a pandemia e, mesmo em um momento difícil para o país, o comércio eletrônico encontrou crescimento, favorecendo as compras em período de isolamento social. De acordo com pesquisa da consultoria McKinsey, no primeiro semestre de 2020, o comércio eletrônico e o comportamento do consumidor apresentaram um desenvolvimento que equivale ao dos dez anos anteriores.

Por isso, datas importantes do varejo eletrônico como Black Friday e Natal estão gerando grande expectativa para o comércio on-line. Uma pesquisa e-bit realizada pela Nielsen aponta que, até o final do ano, os e-commerces devem crescer 26% e atingir um faturamento de até R$ 110 bilhões.

Porém, para o consumidor realizar suas compras despreocupado, o e-commerce precisa estar preparado. É preciso garantir que os acessos serão convertidos em compras e otimizar resultados para gerar impacto financeiro positivo.

Thiago Verçosa, CEO da Original.io, empresa que atua na otimização de e-commerces, afirma que o segredo para aumentar as taxas de conversão é a experiência do usuário. “O que pode realmente reverter uma situação de baixa conversão é o investimento na melhoria da experiência do usuário. É preciso arrumar a casa – o e-commerce – e tratar bem as visitas que chegam, para que se sintam à vontade, desfrutem com leveza do momento e queiram voltar sempre”, explica o CEO.

Boa experiência de compra

Uma boa experiência de compra não se limita apenas a um site visualmente bonito, mas também envolve a maneira como as informações são apresentadas, com categorias intuitivas, subcategorias claras e filtros para facilitar a navegação. Esse sistema pode ajudar quem está comprando a entender melhor como encontrar o produto que deseja.

A linguagem mais simples e os menus destacados em um e-commerce também podem ser diferenciais para o consumidor navegar com mais facilidade e encontrar o que deseja. Fotos que carregam rapidamente e textos descritivos dos produtos também estimulam uma boa jornada de compra.

“Pesquise tudo o que puder para encontrar brechas e gargalos na jornada de compra. Fazer esta análise de requisitos é fundamental para tomar decisões, com o apoio de métricas, e até mesmo para ter ideias que melhoram a experiência do consumidor”, recomenda o CEO da Original.io, Thiago Verçosa.

Essa análise pode ser facilitada por tecnologias que tornem as métricas mais visíveis e acessíveis, como o Monitor. A ferramenta data science mostra o acompanhamento de tudo o que acontece em um e-commerce, entregando dados on demand para quem está acompanhando as jornadas de compras dos consumidores. O sistema, que funciona como uma plataforma de análise de métricas de e-commerce, mesclando estatísticas de maneira escalável, foi desenvolvido pela Original.io, especialista em experiência do cliente.

SEO e agilidade de carregamento

Fazer a otimização para mecanismos de buscas como o Google é uma estratégia que auxilia o consumidor a encontrar o e-commerce com mais facilidade na internet. Na prática, o SEO ajuda o site a se destacar diante da concorrência. Cerca de 89% das jornadas de compra dos consumidores começam pelos mecanismos de buscas, conforme pesquisa da Fleishmanhillard.

Estudo divulgado pela Amazon mostra que cada segundo a mais no carregamento de um site pode provocar uma queda de 7% na taxa de conversão. Isso pode significar um prejuízo de milhares de reais durante um ano para o e-commerce. A demora também influencia negativamente no ranqueamento no Google. Por isso, um site tem que oferecer carregamento rápido e ser fácil de navegar para que o usuário tenha sempre a melhor experiência.

O que é importante analisar no e-commerce?

Para quem tem um e-commerce, alguns dados são muito importantes na hora de cruzar informações sobre taxas de conversão e vendas, melhorando os resultados. O CEO da Original.io, Thiago Verçosa, oferece algumas dicas para otimizar um e-commerce:

Eliminar o percentual de erro nas análises dos produtos comercializados;
Estimar o perfil de consumo por faixa etária e por persona;
Indicar o perfil predominante por dispositivo utilizado;
Capturar informações sobre participação em pedidos e em acessos;
Analisar a média de performance e conteúdo;
Verificar o histórico dos parâmetros utilizados por dimensão de categorias;
Registrar o histórico do tempo de carregamento;
Mensurar o volume de pedidos conforme as formas de pagamento;
Mensurar o consumo por região;
Quantificar os acessos gerados pelas mídias.

“O empreendedor sempre está buscando o sucesso e o acerto nas estratégias para o seu e-commerce decolar, mas, frequentemente, o que ele precisa para conseguir chegar lá está espalhado em diversas ferramentas. Dessa forma, desenvolvemos o Monitor para facilitar a reunião dessas informações e KPIs. Queremos que, o ano inteiro, o empreendedor saiba o que precisa para melhorar seu desempenho, mas principalmente que se destaque nas datas próximas que são muito importantes para o varejo, como Black Friday e Natal”, concluiu Verçosa.