• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Além dos procedimentos rotineiros de escritório contábil, buscamos oferecer sempre mais aos nossos clientes. Por isso temos um repertório de serviços diferenciados, executados por profissionais capacitados.

Notícia

Juros do cartão de crédito aceleram e atingem o maior nível em 4 anos

Taxa chegou a 339,5% ao ano, o patamar mais alto desde agosto de 2017; já o empréstimo no cheque especial bateu em 128,6% ao ano

Os juros do cartão de crédito rotativo aumentaram em setembro pelo terceiro mês consecutivo e saltaram para 339,5%. A taxa é a maior desde agosto de 2017, de acordo com dados divulgados nesta segunda-feira (25) pelo BC (Banco Central).

No caso dos parcelamentos no cartão de crédito, a taxa de 168,7% ao ano, registrada em setembro, corresponde a um percentual 50,3% inferior ao pago no rotativo.

Tomar dinheiro emprestado no cheque especial também ficou mais caro em setembro. A taxa anual alcançou 128,6%, o que representa a segunda alta consecutiva e o maior patamar desde março do ano passado (130,6%).

No acumulado do ano, os juros do rotativo têm alta de 10,5 pontos percentuais, enquanto a entrada no cheque especial ficou 18,6 pontos percentuais mais cara. Já o pagamento parcelado do cartão de crédito saltou 19,8 pontos percentuais no mesmo período.

Crédito consignado

O crédito consignado, com desconto direto na folha de pagamento dos funcionários, teve taxa 0,2 ponto percentual maior em setembro, passando de 18,8% para 19%. Apesar da alta, ele continua a ser uma das linhas de empréstimo mais baratas do mercado.

Para servidores públicos, a taxa é menor e atinge 17% no consignado, mesmo com a aceleração de 0,3 ponto percentual na comparação com o mês de agosto. Aposentados e pensionistas do INSS pagam 20,5% para obter o crédito já com desconto na folha de pagamento.