• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Além dos procedimentos rotineiros de escritório contábil, buscamos oferecer sempre mais aos nossos clientes. Por isso temos um repertório de serviços diferenciados, executados por profissionais capacitados.

Notícia

Veja como lidar com um cliente inadimplente

Quem tem um pequeno negócio sabe que a inadimplência é um dos problemas mais desgastantes que uma empresa pode ter. E não tem por onde fugir. A não ser que a empresa faça vendas apenas à vista, o que é bastante raro atualmente, uma hora o cliente inadimplente vai aparecer.

Quem tem um pequeno negócio sabe que a inadimplência é um dos problemas mais desgastantes que uma empresa pode ter. E não tem por onde fugir. A não ser que a empresa faça vendas apenas à vista, o que é bastante raro atualmente, uma hora o cliente inadimplente vai aparecer.

Ainda assim, lidar com um cliente inadimplente deve fazer parte de uma estratégia da empresa. Tanto para receber o devido, como para manter o cliente. Afinal, o atraso pode estar relacionado a uma dificuldade momentânea, o que, em condições normais, não aconteceria.

O número de famílias brasileiras com dívidas chegou em novembro de 2020 ao mesmo patamar de fevereiro, antes dos impactos mais duros da pandemia de Covid-19. Os dados são da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, divulgada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Segundo o estudo, dois terços das famílias (66%) estão endividadas. A pesquisa considera como dívidas as despesas declaradas com cheque pré-datado, cartão de crédito, cheque especial, carnê de loja, crédito consignado, empréstimo pessoal, prestação de carro e de casa, ainda que estejam em dia.

Ou seja, essas pessoas têm compromissos futuros que comprometem a renda. De acordo com o levantamento, o cartão de crédito é a principal modalidade de endividamento para 77,8% das famílias. Em seguida, aparecem os carnês (16,1%).

CLIENTE INADIMPLENTE

Um cliente inadimplente, é preciso lembrar, não precisa ser tratado como inimigo. Quem ainda não tem muita intimidade com o tema, pode imaginar que a primeira medida a ser tomada é a negativação do devedor. Mas saiba que essa, por norma, deve ser a última opção.

Ainda que o Código de Defesa do Consumidor permita que o cliente inadimplente possa ser negativado no dia seguinte após o vencimento do débito, essa não é – e não deve ser – uma prática comum. O ideal é esperar pelo menos 30 dias. A partir daí, o fim do relacionamento comercial está concretizado.

Nunca é demais lembrar que o Código de Defesa do Consumidor veda que o cliente seja constrangido durante as ações de cobrança. Ele não poderá ser exposto ao ridículo ou submetido a qualquer constrangimento ou ameaça. Vale lembrar que abrir uma negociação sempre traz o melhor resultado para as duas partes.

Mas antes de iniciar uma venda, algumas precauções podem ajudar você a minimizar os riscos. Se um cliente inadimplente não é um problema, muitos deles podem inviabilizar o seu negócio, com dificuldades imediatas no fluxo de caixa, uma vez que você deixa de receber o que está na sua previsão.

Para começar, um bom cadastro é um passo importante a ser dado. Nesse caso, quanto mais completo, maiores as oportunidades de encontrar o cliente inadimplente e receber no futuro. Fazer uma análise de crédito e consultar o CPF são operações básicas para que o risco seja menor.

DEVO, NÃO NEGO, PAGO QUANDO PUDER

É sempre importante lembrar que a inadimplência, muitas vezes, é algo circunstancial. Suponhamos que você tenha um bom cliente, que sempre pagou em dia, mas de repente ficou desempregado. É possível que ele passe por um período de turbulência financeira, mas que no futuro ele volte a ser o bom cliente que ele sempre foi.

Para esses casos, é muito importante que a sua empresa tenha canais de comunicação eficientes. Essa comunicação pode evitar que a dívida cresça demais. E é nela que você pode começar a receber pelo menos parte do devido. Uma boa negociação pode aliviar o bolso tanto do credor, que pode ganhar mais tempo para quitar uma dívida, quanto para o empresário contar com o dinheiro, mesmo que a conta-gotas.

Se o canal de comunicação for acessível, é possível que nem seja necessário fazer a cobrança. Muitos clientes, ao perceberem que estão em dificuldades, procuram por si só as empresas para abrir negociação. E é a partir dela que se pode evitar desgastes desnecessários. Oferecer alternativas extrajudiciais é, além de tudo, mais barato.

Lembre-se que a tecnologia também pode ser uma aliada. Enviar de forma moderada e-mails, cartas de cobrança por correio, mensagens de WhatsApp, SMS e até mensagens em redes sociais podem ajudar a estreitar o relacionamento até que se encontre uma solução.