• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Além dos procedimentos rotineiros de escritório contábil, buscamos oferecer sempre mais aos nossos clientes. Por isso temos um repertório de serviços diferenciados, executados por profissionais capacitados.

Notícia

Quais são os passos para uma franquia de sucesso?

A jornada empreendedora no Brasil não é fácil, mas as franquias conseguem se manter firmes em meio a outros tipos de negócio

Uma franquia pode ser um modelo de negócios bastante rentável, com uma ótima possibilidade de expansão e outras inúmeras vantagens. Mas para administrá-la é preciso ter bastante paciência, organização e um bom entendimento do mercado para investir e se atentar para que boas oportunidades não sejam perdidas, e as ruins sejam dispensadas com sabedoria.

A jornada empreendedora no Brasil não é fácil, pois somos um país burocrático quando se trata da abertura de uma empresa e os impostos para manter um negócio funcionando também são altos. Apesar disso, as franquias conseguem manter-se firmes em meio a outros exemplos de negócios. De acordo com Associação Brasileira de Franchising (ABF), apenas cinco entre 100 novas franquias abertas encerram as atividades até o segundo ano de operação.

Para que uma franquia fique dentro do grupo das outras 95 que permanecem abertas, aconselho seguir alguns passos fundamentais para a estabilidade e progresso da empresa. Um dos principais é não ter medo de se arriscar. Entendo que correr riscos acarreta em uma série de receios e não é um movimento fácil de se fazer, entretanto o setor de franquias está em constante inovação, novos negócios estão sendo criados todos os dias e quem não se arriscar pode ficar ultrapassado.

Investir em ideias diferentes também é um bom caminho. Ainda segundo a ABF, os maiores setores de franquias no Brasil são os de idiomas, casa e construção, saúde, beleza e bem estar, serviços gerais e alimentação. Olhando essa lista há duas opções a serem escolhidas: investir em um modelo consolidado ou tomar o caminho contrário e observar quais tipos de negócios franqueados estão em falta no mercado para criar uma nova franquia, com um segmento mais ousado e inovador.

Escolher a dedo seus parceiros, funcionários e fornecedores também é de extrema importância, pois é preciso ter ao seu lado pessoas de confiança e comprometidas com seu negócio. O mesmo funciona para os franqueados. É necessário ter cuidado ao selecionar as pessoas que vão representar o nome da sua franquia para outros públicos. Sempre invista em bons treinamentos para manter todos os franqueados inteirados sobre a empresa e os negócios atuais.

Por último, mas não menos importante, fique constantemente atualizado sobre todo o setor de franquias, não apenas sobre assuntos que correspondem sua área. Acompanhe feiras de franquias, leia pesquisas e notícias sobre o setor e saiba conversar sobre a área que você atua.

Todos os passos corretos para ter uma franquia de sucesso na verdade são uma incógnita, pois sabemos que o caminho do empreendedorismo pode conter espinhos e pedras. Os conselhos que listei acima são alguns preceitos que podem ajudar a começar no rumo certo, mas o verdadeiro sucesso é uma trilha cheia de curvas, e você pode errar bastante até chegar lá. Só não desista de tentar até alcançar o que você almeja para sua vida.