• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Além dos procedimentos rotineiros de escritório contábil, buscamos oferecer sempre mais aos nossos clientes. Por isso temos um repertório de serviços diferenciados, executados por profissionais capacitados.

Notícia

Financeiro é o ‘coração’ de qualquer empresa

Por isso, estruturá-lo é uma necessidade. A realização de novos investimentos é estratégica para elevar lucratividade

É crescente a importância do departamento financeiro das empresas, principalmente nas pequenas que querem se tornar grandes. Essa área é o local do fluxo de caixa, onde giram os valores monetários e a receita, sendo assim, o negócio não sobrevive sem um departamento financeiro estruturado.

Segundo a especialista em precificação e finanças Beatriz Machnick, o departamento financeiro consiste no lugar certo de organização e uso do dinheiro da empresa. “Quando a receita entra para dentro do negócio é muito importante que os sócios, os empresários, os advogados, os administradores tenham reunido e aparelhado o manejo dela. O departamento financeiro é onde se movimentam e mensuram os resultados concretos”, analisa.

O foco de gerenciamento deve estar mais na lucratividade do que no faturamento. Os custos e as despesas precisam ser observados e o lucro verificado. O controle dos números traz duas vantagens. A primeira é o acerto no uso da receita com maior exatidão de quanto se fatura e do valor do que realmente se gasta, além do custo para gerar o faturamento. A segunda vantagem será o êxito na formação do preço de venda, já que na precificação será necessário saber sobre os gastos, as despesas, a carga tributária e a expectativa de ganho. “E uma coisa leva a outra na administração do financeiro, porque se você acerta na formação do preço, isso pode automaticamente aumentar a sua margem de lucro e, se você tiver lucro, conseguirá sustentar o negócio com sucesso”, explica Beatriz.

Reinvestimento na empresa é estratégia acertada

Uma adequação inicial e fundamental para a profissionalização do departamento financeiro é a separação despesas da pessoa física dos sócios, ou seja, os administradores não devem usar a conta corrente da empresa para pagamento de seus gastos pessoais ou “misturar” o dinheiro. É mais saudável quando o sócio determina uma retirada fixa mensal e eventuais distribuições de lucros quando as apurações forem feitas. “Quanto melhor estiver a pessoa jurídica, melhor vai estar a pessoa física dos sócios. Todo mundo que deseja empreender terá que fazer sacrifícios para planejar onde colocar a receita e gastar o dinheiro”, diz Beatriz.

Outra questão é o que fazer com a lucratividade da organização. “Se a empresa começou a crescer, a dar lucro ou ampliou a carteira de clientes, a principal ação a ser realizada é o reinvestimento”, ensina a especialista.

Ela sugere três dicas sobre onde fazer novos investimentos: em primeiro lugar, está a busca constante por conhecimento e atualização. Se atua na prestação de serviços, por exemplo, é o conhecimento que você transforma em retorno financeiro. Quando nos referimos ao segmento de produção, o controle de estoque e da matéria-prima também são fundamentais. A segunda dica é sempre investir em tecnologia para automatizar os procedimentos manuais e minimizar possíveis erros. Por fim, a terceira orientação é sempre pensar a longo prazo. “Assim como na vida, o negócio também passa por estações e é importante você saber em qual fase ele está. Além disso, se preocupe em plantar boas sementes, dessa forma, certamente vai construir o futuro que todo empresário deseja, ou seja, terá sustentabilidade financeira a longo prazo”, finaliza.