• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Além dos procedimentos rotineiros de escritório contábil, buscamos oferecer sempre mais aos nossos clientes. Por isso temos um repertório de serviços diferenciados, executados por profissionais capacitados.

Notícia

O WhatsApp Pay é seguro? Veja como se proteger em transações pelo app

Especialistas avaliam o novo recurso e dão dicas para evitar golpes

Lançado na semana passada no Brasil, o WhatsApp Pay, recurso que permite realizar pagamentos pelo aplicativo de mensagens instantâneas, tem atraído muita atenção: não há cobrança de taxas para enviar ou receber dinheiro e as transações podem ser feitas usando cartão pré-pago, de débito ou múltiplo com função débito.

Mas quão segura é a ferramenta? Especialistas da consultoria em cibersegurança Kaspersky analisaram o serviço para responder à questão, além de sugerir dicas para os usuários garantirem maior proteção ao ativar a novidade.

O primeiro ponto identificado pela empresa é que o app utiliza o sistema P2P (conhecido como ponto-a-ponto) como meio de pagamento. Assim, a transferência do dinheiro é feita de um usuário ao outro, sem deixar saldos disponíveis em um e-wallet ou em uma conta digital - métodos estes que poderiam ser alvo dos criminosos.

Outro aspecto positivo é a exigência de autenticação da instituição financeira quando o usuário adiciona um cartão de débito como método de pagamento. Feita com um código temporário, conhecido como OTP (one-time-password), a autenticação é enviada por e-mail ou SMS e é um passo obrigatório para se completar o processo. Também é possível configurar um código PIN numérico ou biométrico, que deve ser informado no ato do pagamento.

Além disso, a migração desse recurso de pagamento não ocorre automaticamente caso a conta de WhatsApp do usuário for instalada em um novo dispositivo; o registro no WhatsApp Pay é desativado e os dados financeiros devem ser recadastrados.

"Essa medida evita que os criminosos comprometam o cartão de débito da vítima, caso a conta seja roubada. Infelizmente esse golpe, tecnicamente chamado de account takeover, é o mais comum no Brasil e era a principal preocupação desde que rumores do lançamento do serviço por aqui surgiram", afirma Fabio Assolini, analista de segurança da Kaspersky no Brasil.

O especialista explica ainda que o golpe que rouba a conta do WhatsApp usa técnicas de engenharia social (lábia) para convencer a vítima a informar o código de instalação temporário (OTP), que é enviado por SMS quando uma instalação é iniciada. "Caso a vítima informe a sequência de seis números, os cibercriminosos conseguem concluir a ativação da conta no novo aparelho e passam a ter acesso às mensagens e contatos da pessoa. Eles se aproveitam disso para entrar em contato com amigos e familiares e pedir dinheiro emprestado. Ter um método de transferência financeira na plataforma poderia potencializar essa prática. Felizmente, não identificamos em nossa análise uma maneira de explorar o WhatsApp Pay nesse golpe", explica Assolini.

Mesmo assim, existe um tipo de ataque do qual não há como se proteger, o SIM swap, que possibilita o roubo de uma conta de WhatsApp ao transferir o número do telefone para um novo chip. Outra preocupação que o usuário deve ter ao instalar a ferramenta é com a proteção de seu aparelho. "Existem programas maliciosos financeiros que conseguem realizar transferências bancárias acessando remotamente o dispositivo da vítima. Basta uma atualização desse malware para que eles façam uma transação usando o app de mensagem. Mas aqui a maior responsabilidade de segurança está do lado da pessoa", destaca o analista.

Como se proteger

Para você se proteger de possíveis golpes no WhatsApp e preservar suas informações no WhatsApp Pay, os especialistas recomendam:

- Reativar sua conta do WhatsApp o mais rápido possível em caso de perda ou roubo do aparelho. Esse processo desativará o WhatsApp Pay no smartphone perdido ou roubado. Caso não o faça, o golpista terá a chance de cometer fraudes com sua conta;

- Faça uso de um PIN numérico na autenticação dos pagamentos. O processo é feito com o sistema operacional do smartphone e usa a digital já cadastrada. Em caso de roubo do aparelho, especialmente em situações em que a tela não está bloqueada, um golpista pode cadastrar uma nova digital, possibilitando assim o acesso ao WhatsApp Pay e, consequentemente, o envio de dinheiro usando o cartão cadastrado;

- Tenha uma solução de segurança instalada no dispositivo para bloqueá-lo em caso de perda ou roubo e, assim, se proteger contra golpes que acessam remotamente o aparelho, como os trojans Ghimob e BRata, que podem realizar transações financeiras sem o conhecimento do proprietário;

- Ative os recursos de proteção do WhatsApp, principalmente a autenticação de dois fatores, para diminuir a chance de fraudes. Outros recursos importantes são a adição de um e-mail em seu cadastro, bem como a ativação do bloqueio do app por meio de um PIN numérico. Essas ações ajudam a diminuir a chance de fraudes e ataques de roubo de contas.