• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Além dos procedimentos rotineiros de escritório contábil, buscamos oferecer sempre mais aos nossos clientes. Por isso temos um repertório de serviços diferenciados, executados por profissionais capacitados.

Notícia

A arrogância do líder é o primeiro passo para o declínio!

Líderes narcisista tem foco no seu ego e não no negócio

Líderes arrogantes são os principais responsáveis pelo declínio de seus próprios negócios. Prova dissonfoi o que assistimos com o governo Trump. A falta de humildade fez com que o presidente americano perdesse o apoio necessário para ganhar a maioria de votos dos delegados, o que o levaria a uma reeleição.

Líderes como Trump são egocêntricos, centralizadores, manipuladores e com nenhuma ou pouquíssima empatia. Eles adoram estar certos e ser o centro das atenções, mas detestam ser contrariados e colocados em segundo plano. Na psicologia chamamos pessoas com esses traços de narcisistas. Quando olhamos os maiores líderes da história, percebemos sua posição central, mas isso foi uma conquista a partir de suas condutas éticas e a energia deles em ajudar o ambiente que estavam inseridos.

Sempre digo que liderança não é cargo, é conquista, pois quem assume o lugar de líder foi colocado lá não por desejo ou até mesmo estratégia, mas principalmente por um chamado, em que a sua pessoa, modo de ser e lidar com as situações, o habilitou para liderar aquela missão.

Líderes arrogantes, donos de si, querem transmitir uma imagem de autoconfiança, mas lá no fundo escodem amarras emocionais brutais, que fazem com que toda a crítica ou oferta de ajuda pareça para eles uma demonstração de fraqueza tremenda e, por isso, negam toda e qualquer ajuda, aliás, ir a um curso para eles não é necessário, assistir um curso é para quem não tem o que fazer, ler um livro? Isso é bobagem.

Como são “autossuficientes”, desmotivam as pessoas ao seu redor que buscam se desenvolver. Se alguém diz que vai no psicólogo, projetam a sua covardia de não procurar ajuda dizendo que isso é bobagem. Se alguém diz que precisa fazer um curso de liderança, projetam dizendo que isso não leva a nada, mas lá no fundo o que esse líder quer é que você não seja melhor do que ele. O que ele mais quer é ter as pessoas submissas intelectualmente e não livres para desempenhar suas atividades na capacidade máxima.

Outro dia escutei de um líder assim: “empresa grande (média, na verdade) se não dá resultado é demissão”. Pensei comigo: “empresa grande tem todos os recursos para ajudar as pessoas a prosperarem”.

Lá no fundo, o que esse líder quis me dizer foi: “como eu não tenho capacidade de desenvolver as pessoas e criar um clima propício ao desempenho, melhor demitir do que eu mudar”. Mas Ronan, o líder não quer resultado? Sim, a pessoa que é líder de verdade deixa as pessoas crescerem juntas com a organização, por isso que líderes arrogantes têm prazo de validade. Eles podem ter sucesso durante um tempo, mas quando a organização precisa dar o salto de nível, ele começa a travar a engrenagem, o resultado é a queda se

o comportamento não mudar.