• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Além dos procedimentos rotineiros de escritório contábil, buscamos oferecer sempre mais aos nossos clientes. Por isso temos um repertório de serviços diferenciados, executados por profissionais capacitados.

Notícia

Afroempreendedorismo cresce atuação no Brasil

No mês de comemoração ao Dia da Nacional da Consciência Negra, o empreendedorismo negro também representa a luta por igualdade, respeito e representatividade

Símbolo de luta, resistência, cultura e história, forjado sob o signo da valentia de um homem reconhecidamente representativo ao povo preto. Assim, Zumbi dos Palmares referenciou pesquisadores a instituírem o 20 de novembro como o Dia Nacional da Consciência Negra. Em comemoração à data, trouxemos a história de um empresário que trabalha com o empreendedorismo negro que, por meio dos seus produtos, exaltam a representatividade da Cultura Afro e o combate ao racismo. O exemplo é a Lassana Moda Africana, do Recife, que tem origem senegalesa.

Vindo do Senegal para o Brasil, o estilista e costureiro Lassana Mangassouba, proprietário do negócio que leva o seu nome, costura desde os 15 anos de idade. Diferente de países mais conservadores, no Senegal, tradicionalmente são os homens que costuram, isso fez surgir o interesse em Lassana. Produzindo e criando modelos de roupas africanas, surgiu o primeiro ateliê do empreendedor, na cidade de origem, Dakar, até a sua vinda para o Brasil, em 2015.

Chegando a morar em São Paulo e Rio de Janeiro, foi no Recife que o empreendedor decidiu ficar de fato, e se apaixonou logo pela cidade. “Conheci um amigo em Recife e em dezembro vim conhecer a cidade. Amei o povo recifense, me senti em casa e permaneço aqui até hoje”, declarou. A Lassana trabalha com turbantes, camisas, vestidos, saias e demais roupas que trabalham a essência da cultura afro: coloridas, símbolos geométricos e confortáveis, representando a leveza do seu povo.

Durante o momento mais rígido do isolamento na pandemia, Lassana buscou se reiventar com produtos úteis no combate ao coronavírus, como máscaras protetoras, jalecos, toucas e turbantes, além de oferecer os serviços em domicílio. Para isso, ele contou também com a ajuda do Instagram e Facebook. “As redes sociais têm me ajudado muito a divulgar o meu trabalho. É através dela que consigo chegar mais rápido nos clientes e apresentar o que tem de mais lindo da cultura africana presente nas roupas. Procuro sempre apresentar a história dos tecidos e a modelagem original da África, assim, consigo dá valor ao meu produto. E ainda tem os momentos de interação e de troca com os clientes“, contou o empreendedor.

Com inspiração nas duas culturas, brasileira e africana, Lassana cria um mix, trazendo um pouco da história dos dois países com tecidos que, por si só, têm essas modelagens e as tendências. Referindo-se ao Dia Nacional da Consciência Negra, o empreendedor exalta o momento: “É uma data muito importante onde todos os olhos estão voltados para o povo preto valorizando sua cultura e suas lutas”.

Para Lassana, as suas criações emanam representatividade, lembrança das origens africanas e o empoderamento no combate ao racismo estrutural do mundo e, principalmente, do Brasil. “Muitos clientes falam sobre o que as roupas africanas representam. Quando realizo desfiles, consigo perceber os sentimentos dos modelos ao usar a roupa e sentirem-se reis e rainhas, isso é muito importante para que eles se lembrem que são descendentes de reis e de rainhas africanos”.

Empreendedorismo Negro no Brasil

Embora longe do ideal e sem apagar a realidade da maioria das pessoas negras, a taxa total de empreendedores (TTE) no Brasil entre pretos ou pardos é maior do que a de brancos, de acordo com a pesquisa do Instituto Brasileiro da qualidade e produtividade (IBQP), Sebrae e GEM 2019. São 39% de empreendedores totais, 23,1% de empreendedores iniciais, 15,7% de novos empreendedores, 8,1% de nascentes e 16,5% de empreendedores estabelecidos pardos ou pretos. Enquanto a de empreendedores brancos chegam a 37,8%, 23,6%, 16,1%, 7,9% e 15,2%, respectivamente.

Por outro lado, outros indicadores da mesma pesquisa mostram que 27,1% dos empreendedores negros empreendem/começam um negócio por necessidade, ou seja, falta de emprego; enquanto, outros (1,3%), dizem empreender para “fazer a diferença no mundo”. Na parte da renda, o estudo da GEM e Sebrae 2019, 20% dos pretos ou pardos ganham mais de 2 até 3 salários mínimos, 22% recebem mais de 3 até 6 salários mínimos e 8% ganham mais de 6 salários mínimos.

Em relação ao total de empreendedores pretos ou pardos da TTE, os que buscam a ajuda de órgãos de apoio somam 12,8%. Desse total, 70,4% deles procuram, prioritariamente, o Sebrae, seguido do Senac com 10,6%, e o restante procura demais unidades apoiadoras e consultoria privada.

Data comemorativa

A data foi criada em 2003, mas foi apenas incluída no calendário escolar, sendo oficialmente instituída em 10 de novembro de 2011, pela lei nº12.519. O Dia Nacional da Consciência Negra é feriado em aproximadamente mil cidades do Brasil e em cinco estados, por meio de decretos estaduais, são eles: Alagoas, Rio de Janeiro, Amapá, Mato Grosso e Amazonas. Nesse dia, as questões de racismo, igualdade social, descriminação, a inclusão do negro na sociedade brasileira, bem como a da cultura afro-brasileira são amplamente difundidas e debatidas.