• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Além dos procedimentos rotineiros de escritório contábil, buscamos oferecer sempre mais aos nossos clientes. Por isso temos um repertório de serviços diferenciados, executados por profissionais capacitados.

Notícia

Juro básico deve avançar ao maior nível em quase 9 anos nesta quarta

Previsão do mercado é que, na 6ª alta seguida, Selic vá a 13,75% ao ano.

O "encolhimento" de 0,2% no Produto Interno Bruto (PIB) no primeiro trimestre deste anonão deve impedir o Comitê de Política Monetária (Copom) de promover a sexta elevação consecutiva nos juros básicos da economia nesta quarta-feira (3), de 13,25% para 13,75% ao ano. A previsão é da maior parte dos economistas do mercado financeiro.

Se confirmado este novo patamar para a taxa Selic, será o maior nível desde agosto de 2006 - quando estava em 14,25% ao ano - ou seja, em quase nove anos.

Com uma taxa mais alta de juros, o Banco Central tenta controlar o crédito e o consumo, atuando assim para segurar a inflação. Por outro lado, ao tornar o crédito e o investimento mais caros, os juros elevados prejudicam o investimento, o emprego e, subsequentemente, o crescimento da economia brasileira.

O novo aumento dos juros básicos da economia deve vir em um momento em que a economia ainda se ressente de um baixo nível de atividade, com desemprego em alta, mas com a inflação pressionada pelo aumento de tarifas públicas, como energia elétrica e gasolina, e também pelo aumento dólar - que avançou cerca de 20% nos cinco primeiros meses deste ano. Dólar mais alto encarece insumos e produtos importados.

Sistema de metas e atividade econômica
Pelo sistema de metas de inflação vigente na economia brasileira, o BC tem de calibrar os juros para atingir objetivos pré-determinados. Para 2015 e 2016, a meta central de inflação é de 4,5%, mas o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que serve de referência, pode oscilar entre 2,5% e 6,5% sem que a meta seja formalmente descumprida.

Em abril, a inflação oficial ficou em 0,71%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Nos quatro primeiros meses deste ano, a inflação somou 4,56% e, em doze meses até abril, totalizou 8,13% - a maior desde dezembro de 2003.

O próprio Banco Central já admite que a inflação deve estourar o teto de 6,5% do sistema de metas em 2015. A previsão da autoridade monetária é de que a inflação fique em 7,9% neste ano. Para este ano, o mercado prevê um IPCA de 8,39%. A autoridade monetária tem dito que trabalha para evitar a propagação da inflação neste ano e para trazer a o IPCA para o centro da meta, de 4,5%, até o final de 2016.

Para o mercado financeiro, porém, o centro da meta, de 4,5%, deverá ser atingido somente em 2019. Pesquisa conduzida pela autoridade monetária com mais de 100 bancos na semana passada mostra que a previsão dos economistas dos bancos está em 5,5% para o ano que vem, em 4,9% para 2017, em 4,7% em 2018 e em 4,5% em 2019.

Do lado da atividade econômica, após a queda do PIB no primeiro trimestre, analistas não descartam a possibilidade de o país entrar em recessão, que se caracteriza por dois trimestres seguidos de contração da economia. A expectativa da maior parte do mercado financeiro, realizada na semana passada pelo BC com mais de 100 analistas de bancos, é de que a economia brasileira tenha retração de 1,27% em 2015 – a maior em 25 anos.

O que dizem os analistas
Para o economista-chefe do banco Fator, José Francisco Lima Gonçalves, o Banco Central deve subir os juros em 0,5 ponto percentual nesta quarta-feira, para 13,75% ao ano, para tentar conduzir a inflação para o centro da meta, de 4,5%, em 2016 e para impedir que a inflação dos administrados (tarifas públicas e gasolina), em patamar elevado, contamine os outros preços da ecomomia.

"Para desacelerar a inflação, precisa evitar que essa alta se reflita no conjunto de preços. Só faz isso se contrair a demanda de modo a compensar essa pressão dos administrados", avaliou ele, acrescentando que, para isso, o Brasil já está pagando o preço de uma recessão. "É o que está acontecendo", declarou. Na avaliação do economista do banco Fator, o cenário para o desemprego tende a piorar "de maneira importante para frente".

Segundo o chefe da Unidade de Política Econômica da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Flavio Castelo Branco, a alta de juros é um fator que sempre penaliza a atividade da indústria de transformação, que, em sua visão, já está em recessão neste ano. Mesmo assim, ele avalia que a administração macroeconômica exige que o BC tenha uma "ação ativa" para controlar a disseminação da inflação no Brasil.

"Precisamos ter outros instrumentos para direcionar a inflação para a meta. A outra componente da política econômica é a fiscal [ajuste de contas públicas, que está sendo feita por meio da alta de tributos e contenção de gastos]. Temos de dar mais ênfase, com mais rapidez, à consolidação do ajuste fiscal para que os agentes econômicos internalizem isso nas suas expectativas e quebre um pouco da inércia inflacionária. E que tenhamos uma trajetória da inflação que exija menos da política monetária [alta dos juros pelo BC]", avaliou Castelo Branco.

Nesta terça-feira (2), manifestantes ligados às centrais sindicais realizaram um protesto na Avenida Paulista, em São Paulo, contra o desemprego e o processo de alta dos juros. O presidente da Força Sindical, Miguel Torres, avaliou que juros altos inibem o consumo, a produção e a geração de empregos. “O crescimento do desemprego muito nos preocupa, e o governo deve subir mais ainda a taxa de juros, que já está em um patamar proibitivo”, disse ele.