• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Além dos procedimentos rotineiros de escritório contábil, buscamos oferecer sempre mais aos nossos clientes. Por isso temos um repertório de serviços diferenciados, executados por profissionais capacitados.

Notícia

Com juro estável, inflação tende a cair para meta de 4,5% no futuro, diz BC

Copom diz também que política de juros deve se manter vigilante.

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, que manteve a taxa básica de juros da economia estável em 11% ao ano pela terceira vez seguida na semana passada, sinalizou, por meio da ata do encontro, divulgada nesta quinta-feira (11), que não deve baixar os juros nas próximas reuniões - apesar da retração do Produto Interno Bruto (PIB) no primeiro e segundo trimestres deste ano, cenário que caracteriza uma "recessão técnica".

O BC manteve a avaliação de que é "plausível" afirmar que, "mantidas as condições monetárias" – isto é, "levando em conta estratégia que não contempla redução do instrumento de política monetária" –, a "inflação tende a entrar em trajetória de convergência para a meta [central de 4,5%] nos trimestres finais do horizonte de projeção, ou seja, nos próximos anos.

"Apesar de a inflação ainda se encontrar elevada, o Copom pondera que pressões inflacionárias ora presentes na economia – a exemplo das decorrentes dos processos de realinhamentos de preços citados anteriormente e de ganhos salariais incompatíveis com ganhos de produtividade – tendem a arrefecer ou, até mesmo, a se esgotarem ao longo do horizonte relevante para a política monetária [nos próximos anos]", avaliou a autoridade monetária. Com isso, manteve análise que já foi feita anteriormente em julho deste ano.

A autoridade monetária também continuou avaliando que, em momentos como o atual, a política monetária, de definição dos juros básicos da economia para conter a inflação, deve se manter "vigilante" - de modo a minimizar riscos de que níveis elevados de inflação, como o observado nos últimos doze meses, persistam no horizonte relevante para a política monetária. Essa análise do BC também já havia sido feita nos últimos meses.

Pelo sistema de metas de inflação vigente na economia brasileira, o BC tem de calibrar os juros para atingir objetivos pré-determinados. Para 2014, 2015 e 2016, a meta central de inflação é de 4,5%, mas o IPCA, que serve de referência para o sistema brasileiro, pode oscilar entre 2,5% e 6,5% sem que a meta seja formalmente descumprida. O governo considera que a meta foi cumprida ou não apenas com base no acumulado em 12 meses até dezembro de cada ano.Em doze meses até agosto, o IPCA somou 6,51% - pouco acima do teto do sistema de metas.

O Banco Central informou ainda que sua projeção de inflação para 2014, tanto no cenário de referência (juro e câmbio estáveis), ou de mercado (com juro e câmbio previsto pelos analistas dos bancos), diminuiu em relação ao valor considerado na reunião anterior, em julho deste ano, mas permanece acima da meta de 4,5% fixada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). Para 2015, acrescentou o BC, em ambos os cenários, as projeções de inflação se mantiveram estáveis, acima da meta; e, nos trimestres iniciais de 2016, as projeções indicam que a inflação entra em trajetória de convergência.