• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Além dos procedimentos rotineiros de escritório contábil, buscamos oferecer sempre mais aos nossos clientes. Por isso temos um repertório de serviços diferenciados, executados por profissionais capacitados.

Notícia

Atividade industrial se recupera e tem a maior alta do ano em julho, diz CNI

Em julho, horas trabalhadas na produção avançaram 2,6%, diz entidade

Autor: Alexandro MartelloFonte: G1 - Economia

Após cair quatro meses seguidos, a atividade industrial se recuperou em julho e registrou aumento de 2,6% frente ao mês anterior, segundo números divulgados nesta quinta-feira (4) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Trata-se da maior alta das horas trabalhadas na produção neste ano. Em junho, a atividade industrial havia recuado 4,2% (dado revisado).

"Deve-se atribuir parte do crescimento desses indicadores ao menor número de dias úteis afetados pela Copa do Mundo em julho na comparação com junho. Mesmo com o crescimento das horas trabalhadas na produção, do faturamento e do uso do parque fabril, o quadro da indústria ainda é de desaquecimento", avaliou a CNI.

Na comparação com o ano passado, porém, o indicador ainda é negativo. De acordo com a CNI, houve uma queda de 2,3% em relação ao apurado em julho de 2013. Já nos sete primeiros meses deste ano, houve uma queda também de 2,3%.

A entidade informou ainda que o faturamento da indústria avançou 1,2% em julho deste ano e 1,7% na parcial dos sete primeiros meses de 2014.

Ao mesmo tempo, o emprego industrial registrou retração de 0,2% em julho. Foi o quinto mês seguido de queda do indicador. Na parcial do ano, porém, houve uma alta de 0,7% no emprego industrial.

De acordo com números da Confederação Nacional da Indústria, a massa salarial do setor registrou retração de 0,2% em julho deste ano, mas teve aumento de 3,2% no acumulado dos sete primeiros meses deste ano. Já o nível de uso do parque fabril da indústria avançou 0,6 ponto percentual no mês de julho, para 81%, o maior patamar desde março deste ano (81,1%).

Resultado do IBGE
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produção industrial recuou 3,6% em julho em relação ao mesmo mês em 2013. Mas avançou 0,7% na comparação com junho deste ano. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (2).

“Há uma melhora nesse ritmo da passagem de junho para julho, mas ainda é insuficiente para reverter as perdas observadas nos meses anteriores. O número de horas trabalhadas foi maior do que a observada no mês de junho, claramente marcado por alguns feridos durante a Copa do Mundo”, disse André Luiz Macedo, gerente da coordenação de Indústria do IBGE, nesta terça.