• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Além dos procedimentos rotineiros de escritório contábil, buscamos oferecer sempre mais aos nossos clientes. Por isso temos um repertório de serviços diferenciados, executados por profissionais capacitados.

Notícia

Após 2 anos de queda, inadimplência sobe 5,34% em 2011, dizem lojistas

Alta da inadimplência em 2011 decorre de juros altos e crise financeira.

Autor: Alexandro MartelloFonte: G1

A taxa de inadimplência subiu 5,34% em todo ano passado, na comparação com 2010, informou nesta sexta-feira (6) a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em conjunto com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). O aumento acontece após dois anos de recuo, registrado em 2009 e 2010.

"A inadimplência mais alta em 2011 é resultado da instabilidade econômica provocada pela crise financeira internacional e as consequências dela na perda da confiança de empresários e consumidores. Além disso, o equívoco da condução da política monetária nos primeiros meses do ano [alta dos juros], com cinco elevações consecutivas na taxa básica de juros, foi preponderante para consolidar um quadro de maior endividamento das famílias", informou a CNDL, em conjunto com o SPC Brasil.

Mês de dezembro
Em termos mensais, houve um crescimento de 2,29% na taxa da inadimplência em dezembro do ano passado. Trata-se da décima primeira elevação consecutiva contra o mesmo mês do ano anterior - comparação que é considerada mais apropriada pela CNDL.

Consultas
A CNDL e o SPC Brasil disseram ainda que o número de consultas para compras a prazo e para pagamentos com cheques (indicador relacionado com o volume de vendas) subiu 4,79% em 2011, na comparação com o ano anterior. Este aumento, segundo os lojistas, se deve à queda do desemprego, ao aumento da renda e à maior oferta de crédtio, entre outros.

Cancelamentos de registros
Os dados da CNDL/SPC Brasil mostram ainda que houve um aumento de 4,94% no cancelamento dos registros (de inadimplência) no ano passado, em comparação com 2010. "Mesmo com sinais de desaquecimento, o mercado de trabalho continua apresentando resultados positivos na geração de empregos", informaram os lojistas.

Metodologia
A CNDL lembra que sua base de dados incorpora os grandes e pequenos varejistas, mas não inclui as operações com cartões de crédito. As transações com cartões de crédito absorvem cerca de 20% do volume total de operações, segundo estimativas da entidade. Os dados da CNDL envolvem, porém, a consulta em mais de 150 milhões cadastros de pessoa física (CPF) de consumidores em 800 mil pontos de vendas credenciados.