• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Além dos procedimentos rotineiros de escritório contábil, buscamos oferecer sempre mais aos nossos clientes. Por isso temos um repertório de serviços diferenciados, executados por profissionais capacitados.

Notícia

Copom se reúne nesta quarta-feira e deve subir juros para 12,25% ao ano

Essa é a expectativa da maior parte dos analistas do mercado financeiro.

Autor: Alexandro MartelloFonte: G1Tags: juros

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, colegiado responsável por fixar os juros básicos da economia, realiza nesta quarta-feira (20) o seu segundo dia de reunião e, após as 18h, anuncia a decisão sobre a taxa Selic.

A expectativa da maior parte dos analistas do mercado financeiro é de uma nova subida nos juros, desta vez de 11,75% para 12,25% ao ano. Se confirmado, será o terceiro aumento seguido.

O objetivo do BC, ao elevar os juros, é conter as pressões inflacionárias. Para isso, a autoridade monetária visa desestimular o consumo da população.

O BC visa cumprir a meta central de inflação, que é de 4,5% para este ano e para 2012, tendo por base o IPCA. Entretanto, há um intervalo de tolerância de dois pontos percentuais para cima ou para baixo, de modo que o IPCA oscilar entre 2,5% e 6,5% sem que a meta seja formalmente descumprida.

O mercado financeiro estima que o IPCA avance 6,29% em 2011, enquanto o Banco Central prevê uma inflação de 5,6% para este ano.

Inflação no centro meta só em 2012
No fim de março, por meio do relatório de inflação do primeiro trimestre deste ano, o BC informou que a sua estratégia de definição da taxa básica de juros da economia brasileira tem por objetivo a convergência do IPCA para o centro da meta de inflação, de 4,5%, somente em 2012.

Com isso, a autoridade monetária sinalizou que está abandonando o centro da meta de inflação pelo segundo ano consecutivo. A mesma estratégia foi adotada em 2010 - ano marcado pelas eleições para Presidência da República, governos estaduais, senadores e deputados federais.

O BC argumentou que os custos, em termos de nível de atividade [PIB e geração de empregos], de se atingir a meta de inflação neste ano seriam muito elevados.

Medidas para desaquecer a economia

Além das duas subidas de juros efetudas neste ano, em janeiro e março, e da expectativa de um novo aumento nesta quarta-feira, o governo já anunciou uma série de medidas para tentar desaquecer um pouco a economia e, com isso, controlar as pressões inflacionárias.

Em dezembro do ano passado, o BC subiu os compulsórios dos bancos, retirando R$ 61 bilhões da economia, além de ter aumentado a exigência de capital dos bancos para empréstimos de prazo mais longo para pessoas físicas. Em fevereiro, efetuou um corte de R$ 50 bilhões no orçamento de 2011.

Mais recentemente, o Ministério da Fazenda anunciou o aumento do Imposto Sobre Operações Financeiras (IOF) para as pessoas físicas, além de ter elevado o tributo, também, para as compras feitas com cartões de crédito no exterior.

Na contramão, porém, o próprio governo indexou a correção anual do salário mínimo ao crescimento do PIB e da inflação até 2014, além de ter reajustado a tabela do Imposto de Renda, os benefícios do Bolsa Família, e os preços dos refrigerantes, águas e cervejas.