• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Além dos procedimentos rotineiros de escritório contábil, buscamos oferecer sempre mais aos nossos clientes. Por isso temos um repertório de serviços diferenciados, executados por profissionais capacitados.

Notícia

Faturamento da indústria cai em agosto, mas alta no ano é recorde

De janeiro a agosto, faturamento sobe 11,5%, o maior nível desde 2005.

Autor: Alexandro MartelloFonte: G1

O faturamento da indústria recuou 0,3% em agosto deste ano, na comparação com julho, segundo dados divulgados pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Entretanto, no acumulado dos oito primeiros meses deste ano, o indicador mostrou forte expansão de 11,5%, novo recorde da série histórica que começa em 2005. Também é a primeira vez, para este período, que a expansão do faturamento fica acima de 10%.

"Mesmo com a queda em agosto, o faturamento continua sendo a variável que mostra o maior crescimento na comparação com o período pré-crise: 4,1% superior ao nível de setembro de 2008", informou a entidade. Uma vez que a queda do faturamento não foi acompanhada pelo recuo do emprego e das horas trabalhadas na produção, a CNI avaliou que o mês de agosto foi marcado por "sinais ambíguos" quanto à trajetória da indústria.

Emprego industrial
De acordo com a CNI, o emprego industrial continou crescendo no mês de agosto, quando avançou 0,8% frente ao mês anterior. Esse é o 13º mês consecutivo de expansão deste indicador. A entidade observou que o número de vagas fechadas com a crise financeira internacional, que atingiu o país no fim de 2009 e primeiro semestre de 2009, já foi restabelecido, uma vez que o nível de emprego de agosto ficou 1,7% maior do que o registrado no período pré-crise. No acumulado deste ano, a elevação foi de 5,1%, o maior valor desde 2005.

Produção
Já as horas trabalhadas, indicador relacionado com o nível de produção da indústria, também registraram crescimento em agosto, quando houve uma expansão de 0,5% contra julho deste ano. "Com esse patamar, o indicador se aproxima do nível pré-crise, ficando 1,7% inferior ao patamar de setembro de 2008", informou a CNI. De janeiro a agosto de 2010, o indicador acumula uma expansão de 8,1% - também novo recorde histórico.

Uso do parque fabril
O nível de uso do parque da indústria (conhecida como utilização da capacidade instalada) somou 82,3% em agosto deste ano, informou a CNI, com queda de 0,2 ponto percentual frente a julho deste ano (82,5%). Esse é o quarto mês seguido de queda deste indicador, que ficou 0,9 ponto percentual abaixo do patamar pré-crise, informou a entidade. Esse indicador é acompanhado com atenção pelo mercado financeiro, uma vez que seu crescimento contínuo pode indicar pressões inflacionárias.